O que significa fidedignidade de um teste?

O que significa fidedignidade de um teste?

Elas também consideram que "uma escala ou teste é fidedigno se repetidas mensurações são obtidas em condições constantes e dão o mesmo resultado, supondo nenhuma mudança nas características básicas, isto é, na atitude sendo medida".

Como saber se um teste psicológico é válido?

"Art. 10 - Será considerado teste psicológico em condições de uso, seja ele comercializado ou disponibilizado por outros meios, aquele que, após receber Parecer da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica, for aprovado pelo CFP.

O que é escores de testes psicológicos?

Pasquali (2001) considera que o conceito de precisão ou fidedignidade se refere ao quanto o escore obtido no teste se aproxima do escore verdadeiro do sujeito num traço qualquer. O termo precisão, quando usado em psicometria, sempre significa estabilidade ou consistência.

Qual a validade da avaliação psicológica?

Art. 14 - Os estudos de validade, precisão e normas dos testes psicológicos terão prazo máximo de 15 (quinze) anos, a contar da data da aprovação do teste psicológico pela Plenária do CFP.

Qual a diferença entre avaliação psicológica e avaliação neuropsicológica?

Avaliação neuropsicológica é procedimento de investigação dos diversos aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais que compõem o indivíduo. ... Já a avaliação psicológica visa ampliar a compreensão sobre os aspectos afetivos e emocionais e características de personalidade do indivíduo.

Qual a diferença entre avaliação e testagem psicológica?

A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes ...

Quem pode solicitar avaliação psicológica?

Avaliação Psicológica. A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.

Como fazer um laudo de avaliação psicológica?

O relatório psicológico deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.

  1. Identificação.
  2. Descrição da demanda(essa expressão estava em laudo)
  3. Procedimento.
  4. Análise.
  5. Conclusão.