Como se escreve si próprio?

Como se escreve si próprio?

O emprego de uma expressão de reforço como "mesmo" ou "próprio" depois do "si" que denota ação reflexiva não constitui redundância. Portanto, é perfeitamente lícito dizer “Ela feriu a si mesma”, “Eles enganaram a si próprios”, “Sempre exige muito de si próprio”.

Como se escreve si mesma?

Não se diz que "ela feriu a ela mesma". Em suma, quando retomar o sujeito (na terceira pessoa do singular ou na terceira pessoa do plural), a forma pronominal deverá ser "si", não "ele", "ela", "eles", "elas".

Como usar o si?

O termo "se" é, na maioria das vezes, conjunção ou pronome: "Se não ocorrer engarrafamento, irei a Brasília hoje." "Após a sessão, os deputados abraçaram-se." Já o termo "si" é um dos pronomes oblíquos átonos.

Quando eu voltei a si?

Nosso leitor está certo. No Brasil, o pronome SI é usado como reflexivo (=a si mesmo). Outro aspecto importante é o fato de ser um pronome de 3ª pessoa. Aqui no Brasil: “Eu voltei a mim” (=1ª pessoa) e “Ele voltou a si” (=3ª pessoa).

Quando voltei a si não sabia onde me encontrava?

Assinale a alternativa onde o pronome pessoal está empregado corretamente: Quando voltei a si, não sabia onde me encontrava. Para mim, viajar de avião é um suplício. A questão deve ser resolvida por eu e você. Entre eu e tu não há mais nada.

Quando a aposentadoria chegou eu cai em si?

Na frase "Quando a aposentadoria chegou, eu caí em si", há erro quanto ao emprego do pronome oblíquo "si". Como o referente é a 1ª pessoa do singular, o correto seria empregar o pronome "mim". ... e) Como os verbos estão na 2ª pessoa do singular (teres e evita), está correto o emprego de "tu".

Onde o pronome pessoal está empregado corretamente?

"mim resolver": sempre que for conjugar um verbo, usa-se pronomes do caso reto e não do caso oblíquo. O correto seria: Este é um problema para eu resolver. "entre eu e tu": com a preposição “entre”, usa-se pronomes pessoais do caso oblíquo. O correto seria: Entre mim e ti não há mais nada.

Em que caso o pronome pessoal não está correto?

( )Não vá sem mim. Aprontaram tudo para eu acertar. ( ) Deixaram eu sair cedo.