O que é ludoterapia infantil?

O que é ludoterapia infantil?

A ludoterapia é a psicoterapia voltada para o tratamento psicológico de crianças. A principal ferramenta dessa abordagem é a brincadeira. É através do ato de brincar que o psicólogo tem acesso ao mundo interior da criança e consegue ajudá-la a superar os desafios que a afligem.

Qual é a importância da ludoterapia?

A utilização das técnicas de ludoterapia no contexto hospitalar tem o intuito de resgatar a sociabilidade e estimular a fantasia através do brincar, durante todo esse processo. A ludoterapia é abordagem terapêutica onde o brinquedo torna-se mediador da relação terapeuta/criança.

O que é ludoterapia Scielo?

A Ludoterapia, em uma perspectiva Fenomenológico-Existencial, é concebida como um processo psicoterapêutico em que a escuta e a fala, mediadas pelo brincar, possibilitam à criança lidar com o seu sofrimento.

O que é o Ludopedagogia?

A ludopedagogia é um segmento da Pedagogia dedicado a estudar a influência do elemento lúdico na educação. Destaco que não se trata apenas da inserção da brincadeira pura e simples. Ela é uma ferramenta para propósitos pedagógicos dentro das diretrizes educacionais vigentes.

O que é Ludopedagogia e psicomotricidade?

Sobre o curso de LUDOPEDAGOGIA E/OU PSICOMOTRICIDADE A ludopedagogia defende que a utilização de elementos lúdicos contribui, de maneira positiva, com o desenvolvimento intelectual, social, cognitivo, psicológico e afetivo dos pequenos estudantes.