O que são verbos regulares e dê exemplos?

O que são verbos regulares e dê exemplos?

Verbos regulares são todos os verbos que ao serem conjugados, não sofrem alterações em seu radical. Exemplo: O verbo falar (radical: fal-) pode ser conjugado em qualquer tempo e pessoa, sem que seu radical se modifique: falei, falassem, falariam.

Por que esses verbos são chamados de regulares?

Os chamados verbos regulares são aqueles que se flexionam seguindo o modelo que representa o tipo comum de conjugação, isto é, o paradigma. ... Eles são verbos regulares porque o radical de cada um deles se mantém em todas as formas do paradigma, além de suas terminações seguirem o modelo da conjugação a que pertencem.

Como saber se o verbo em espanhol é regular ou irregular?

Conjugar o verbo modelo e o verbo que queremos saber se é irregular nos tempos absolutos: "presente, pretérito indefinido y futuro imperfecto", todos do modo indicativo. Exemplo, se você quiser saber se "tener" é irregular, você precisa conjugar "temer y tener" nos três tempos mencionados anteriormente.

Quais são os verbos irregulares no espanhol?

Lista e conjugação de verbos irregulares em espanhol

  • Agradecer (agradecer) Yo agradezco. Tú agradeces/agradecés. ...
  • Caber (caber) Yo quepo. Tú cabes. ...
  • Caer (cair) Yo caigo. Tú caes. ...
  • Coger. Yo cojo. Tú coges. ...
  • Conducir (dirigir) Yo conduzco. Tú conduces. ...
  • Conocer (conhecer) Yo conozco. ...
  • Crecer (crescer) Yo crezco. ...
  • Decir (dizer) Yo digo.

O que significa verbo irregular em espanhol?

Os verbos irregulares são aqueles que não seguem um mesmo modelo de conjugação de acordo com determinado tempo verbal e modo,e sofrem alterações tanto no seu radical quanto na sua desinência. ... No verbo jugar, por exemplo, "jug-" é o radical e "-ar", a terminação.

Vai é um verbo regular?

Verbo da 3. Presente: vou, vais, vai, vamos, ides, vão. Pretérito perfeito: fui, fostes, foi, fomos, fostes, foram. Pretérito imperfeito: ia, ias, ia, íamos, íeis, iam. Pretérito mais-que-perfeito: fora, foras, fora, fôramos, fôreis, foram.

Como conjugar o verbo sou?

Indicativo

  1. Presente. eusou-o. tué-lo. eleé-o. nóssomo-lo. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euera-o. tuera-lo. eleera-o. nóséramo-lo. ...
  3. Pretérito Perfeito. eufui-o. tufoste-o. elefoi-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eufora-o. tufora-lo. elefora-o. ...
  5. Futuro do Presente. eusê-lo-ei. tusê-lo-ás. elesê-lo-á ...
  6. Futuro do Pretérito. eusê-lo-ia. tusê-lo-ias. elesê-lo-ia.

Pode novo acordo ortográfico?

O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).

Qual a diferença entre POR e por?

E falando em verbo “pôr”, outra dúvida que sempre temos é quando usar por e pôr, com e sem acento circunflexo. ... Mas resumindo, “por” é uma preposição, enquanto que “pôr” é um verbo. Confira os exemplos: Por: preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante e etc.

O que quer dizer a palavra por?

Significado de Por. preposição Ao longo de, sobre, através de: os pássaros entraram por esta porta. Designa a relação de lugar; ao lado de, perto de: este navio navega por entre os canais.