Quem são os alunos com necessidades educacionais especiais?

Quem são os alunos com necessidades educacionais especiais?

São necessidades relacionadas aos alunos que apresentam elevada capacidade ou dificuldades de aprendizagem. Esses alunos não são, necessariamente, portadores de deficiências, mas são aqueles que passam a ser especiais quando exigem respostas específicas adequadas.

Qual a diferença entre AEE e educação especial?

ATENDIMENTO AEE As pessoas com deficiências têm direito à uma sala de recursos que objetiva potencializar as capacidades dos indivíduos, esse atendimento – como dissemos anteriormente – acontece no contraturno. A perspectiva da Educação Especial não é a deficiência, nem a dificuldade, mas a POTENCIALIDADE.

Qual é o papel da escola no processo de inclusão?

O papel da escola é garantir que os alunos com deficiência tenham um lugar para aprender. A inclusão de alunos com deficiência é um desafio enorme para professores e gestores. Tirando as exceções aqui e ali, a maior parte dos docentes concorda que todos os meninos e meninas têm direito à Educação.

O que a Bncc fala sobre inclusão?

A BNCC define as aprendizagens essenciais às quais todos os estudantes têm direito. ... A perspectiva inclusiva indica que qualquer estudante tem o direito de acessar o mesmo currículo, para o pleno exercício da cidadania e a consequente inclusão social.

Como podemos definir a educação inclusiva na escola regular?

A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

Qual é a diferença entre o ensino médio e o ensino técnico e o ensino profissionalizante?

Ensino Médio se refere ao ensino instituído em uma escola regular, enquanto ensino técnico é aquele em que existe a oferta de um diploma pelo Ministério da Educação (MEC), com cargas horárias específicas, assim como estágios inclusos.