Qual é o mecanismo de ação dos inibidores da HMG CoA?

Qual é o mecanismo de ação dos inibidores da HMG CoA?

O mecanismo de ação das estatinas é caracterizado pela inibição da enzima HMG-CoA redutase, sendo essa inibição reversível e competitiva com o substrato da HMG-CoA, que é o Mevalonato. Desta forma, ocorre a redução do colesterol.

Qual é o mecanismo de ação das estatinas?

O mecanismo de ação das estatinas para obtenção da redução do colesterol se deve a inibição da enzima HMG-CoA redutase, por meio de uma afinidade destes fármacos com o sítio ativo da enzima (Figura 3). Esta inibição é reversível e competitiva com o substrato HMG-CoA3.

Qual dos seguintes fármacos reduz a síntese de colesterol inibindo a enzima HMG CoA redutase?

Nicacina reduz a síntese de novo colesterol, inibindo a enzima HMG CoA redutase.

Como ocorre a síntese de colesterol?

A síntese de colesterol ocorre no citosol e no retículo endoplasmático de todas as células nucleadas do organismo a partir da acetil-CoA. Em teoria, todas as células dos mamíferos, excetuando eritrócitos maduros, têm a capacidade de sintetizar colesterol.

Como ocorre a síntese de colesterol no fígado?

O colesterol é sintetizado primariamente da acetil CoA através da cascata da HMG-CoA redutase em diversas células e tecidos. Cerca de 20 a 25% da produção total diária (~1 g/dia) ocorre no fígado; outros locais de maior taxa de síntese incluem os intestinos, glândulas adrenais e gônadas.

Qual é a etapa limitante na síntese do colesterol?

O passo limitante da velocidade da síntese do colesterol é a síntese do mevalonato (6C) que é catalisada pela redútase do HMG-CoA (ver equação 3), uma enzima do retículo endoplasmático.

Qual lipoproteína está relacionada com o acúmulo de colesterol nos vasos?

Já a LDL é a lipoproteína mais abundante e também a maior transportadora de colesterol no plasma sanguíneo, estando relacionada diretamente com o risco aumentado de doenças cardiovasculares.

Qual é a função do ácido Mevalônico na síntese do colesterol?

Esta é fundamental à biossíntese do colesterol, originando o ácido mevalônico (Figura 1A), o qual dá prosseguimento à via catalítica, por reduçao da funçao tioéster do substrato endógeno (HMG-CoA). Dessa forma, ao inibir a HMG-CoA redutase, reduz-se a concentraçao de moléculas de colesterol sintetizadas pelo organismo.

Como é feito o transporte do colesterol?

O colesterol é transportado no sangue por moléculas que se chamam lipoproteínas, e que podem ser de três tipos principais: Lipoproteína de baixa densidade (LDL) - “colesterol mau” – pensa-se que é a causa de doenças arteriais.

Como o colesterol e degradado no organismo?

A maior parte dos ácidos e sais biliares é reabsorvida no intestino e retorna ao fígado. A parte restante é excretada com as fezes, depois de parcialmente degradada pela ação das bactérias intestinais.

Onde o colesterol e degradado?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O HDL, por sua vez, é conhecido como “bom colesterol”, pois, em vez de se acumular em vasos sanguíneos, ajuda a transportar o colesterol até o fígado para sua degradação.

O que produz o colesterol?

O corpo humano utiliza o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta. 3. Existem dois tipos de colesterol.

O que forma o colesterol total?

O colesterol total é a soma das várias frações de colesterol, ou seja, a união do colesterol LDL, HDL e VLDL. O exame de colesterol total, também chamado de painel ou perfil lipídico, mostra os níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea.

Quais os sintomas quando está com o colesterol alto?

Quais os sintomas do colesterol alto? O colesterol alto não provoca sintomas. Cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, palpitações podem indicar doenças cardiovasculares que tem grande correlação com altos níveis de colesterol.

Qual é o valor normal do colesterol não-HDL?

Supõe-se que o colesterol não-HDL seja um marcador mais sensível de risco de aterosclerose do que o LDL isoladamente. Valores do colesterol não-HDL: Menor que 130 mg/dL – Ótimo. Entre 131 e 160 mg/dL – Normal.

Qual é o valor normal do colesterol não HDL?

Supõe-se que o colesterol não-HDL seja um marcador mais sensível de risco de aterosclerose do que o LDL isoladamente. Valores do colesterol não-HDL: Menor que 130 mg/dL – Ótimo. Entre 131 e 160 mg/dL – Normal.

Como se calcula o colesterol não HDL?

O colesterol não-HDL é calculado facilmente pela subtração do HDL-C do CT: Colesterol não-HDL = CT - HDL-C. O colesterol não-HDL pode fornecer melhor estimativa do risco em comparação com o LDL-C, principalmente nos casos de hipertrigliceridemia associada ao diabetes, à síndrome metabólica ou à doença renal.