Como ocorre o processo de desmineralização e remineralização?

Como ocorre o processo de desmineralização e remineralização?

A desmineralização/remineralização desse tecido depende do pH e da saliva. No pH fisiológico (acima de 5.

Quando o processo de desmineralização é intensificado?

Isso é importante, pois pequenas quantidades de hidroxiapatita se dissolvem na saliva (desmineralização), fenômeno que é intensificado quando o pH bucal fica algum tempo abaixo de 5,5 – considerado o valor crítico -, o que acaba por enfraquecer os dentes.

Como o processo de desmineralização remineralização participa no processo da cárie?

Quando se tem a ingestão de uma dieta cariogênica em presença de placa, em pleno potencial metabólico, ocorre uma desmineralização, porém, o processo de remineralização mediado pela saliva, que funciona como um sistema de defesa do organismo, reverte o processo, voltando às condições iniciais, sem nenhum prejuízo para ...

Quais são os estágios da doença e as regiões dos dentes mais afetadas pela cárie?

3) Cavidade no esmalte (primeira “barreira” rompida): Pode ocorrer cárie no esmalte do dente, que é constituído de cristais mineiras e é bastante duro. 4) Cavidade na dentina (segunda "barreira" rompida): Quando já houve perda do esmalte, ocorre a cárie de dentina, uma superfície com alta concentração de minerais.

O que é cárie ativa?

Cavidade ativa: se não houver reversão do processo de cárie, a mancha branca forma buracos no dente. As perfurações começam esbranquiçadas e foscas, mas têm aspecto marrom claro ou amarelado, úmido e amolecido quando atingem camadas dentárias mais profundas.

O que é cárie ativa e inativa?

A cárie ativa pode formar uma cavidade bem úmida com aspecto marrom-claro ou amarelado dentro do dente. Já com a cárie inativa, os buracos têm uma aparência endurecida e seca que, em sua maioria, possuem uma coloração amarronzada.

O que é cárie branca?

Cárie. A mancha branca provocada pela cárie corresponde ao primeiro sinal de desgaste do esmalte e normalmente surge em locais em que há acúmulo de alimentos, como próximo à gengiva e entre os dentes, o que favorece a proliferação de bactérias e formação de placas.

Quais são as características de uma cárie cultura?

Ela é uma deterioração do dente que está diretamente relacionada ao estilo de vida do indivíduo, ou seja, ao que come, como cuida dos dentes e se tem acesso à água fluoretada.

O que é lesão de cárie incipiente?

Cárie Incipiente - A Cárie Incipiente ou Mancha Branca aparece no estágio inicial da cárie, antes que se forme uma cavidade (buraco) propriamente dita. Neste estágio a cárie pode ser remineralizada sem restauração.

Como ocorre o processo de cárie?

As cáries são na verdade o processo de desmineralização do nosso dente, ou seja, quando ocorre o acúmulo de sujeira na nossa boca, esse acúmulo se une à uma série de bactérias que já está em nossa boca e essa mistura produz ácidos que corroem as primeiras camadas dos dentes.

Como ocorre a formação da lesão de cárie na superfície oclusal?

Assim, a doença cárie é resultante de um desequilíbrio existente entre os fatores patológicos presentes na cavidade bucal, que causam a desmineralização da superfície do dente, e os fatores protetores, que resultam na remineralização da superfície dental3 (Figura 1).

Como ocorre o processo de formação da cárie?

O processo carioso é mediado por biofilme, com associação de carboidratos fermentáveis dietéticos, especificamente açúcares livres, como o fator etiológico motriz. É possível identificar a doença com mais frequência em crianças, principalmente pelo alto consumo de açúcares contidos em alimentos.

Tem como passar cárie?

A cárie é o resultado da "corrosão" do dente pela ação de ácidos. Por isso, não podemos dizer que a cárie seja "transmitida" de pessoa para pessoa, mas bactérias podem passar de uma boca para outra, já que a boca é como um ecossistema que abriga diferentes micro-organismos.

Quem tem cárie pode beijar?

Se você não dá a devida atenção à higiene bucal, pode pegar – e transmitir – cárie através do beijo. Para evitar pegar a bactéria alheia, capriche na escovação e não abra mão do fio dental diariamente, assim você fortalece a imunidade bucal e as bactérias não encontrarão um ambiente propício ao desenvolvimento.

Pode escovar os dentes com a escova de outra pessoa?

'Não se pode compartilhar escova de dente, é um risco grave à saúde', diz especialista.

É normal encostar os dentes no beijo?

E lembre-se: na hora do beijo, o ideal é que os lábios se encostem e não os dentes”, comenta Joyce.

O que fazer com os dentes na hora do beijo?

Cuidado para não bater os dentes Evite mexer a cabeça de um lado para o outro o tempo todo ou seus dentes podem se chocar com os do gatinho.

É possível uma pessoa desaprender a beijar?

Não existe isso de desaprender a beijar. Socorro né? Relaxa e aproveita, para de esquentar a cabeça com bobagem.

Como o homem gosta de ser tocado na hora do beijo?

Há três partes sensíveis no rosto de um homem: os cantos da boca, os cantos externos dos olhos e atrás do lóbulo da orelha. Ao invés de ir direto para os lábios, dê dois ou três beijinhos suaves e sedutores nessas áreas. — Use mais do que a boca!

Qual é o carinho que o homem mais gosta?

André: – Gosto de todos os tipos de carinhos, cafuné, abraços, beijos lentos e entre outros, acho muito bom qualquer tipo de carinho. Gabriel Rios Coelho: – A pessoa que sabe fazer deixa todo carinho especial, tem pessoa que todos são ótimos, já outras não sabem fazer nada.