Qual o plural de poço?

Qual o plural de poço?

Nas localidades onde dizem o poço (pô) e a poça (pó), dizem no plural os poços (pó) e as poças (pó); mas nas localidades onde dizem o poço (pô) e a poça (pô), dizem os poços (pô) e as poças (pô).

Qual a pronúncia correta de fornos?

Embora muitos pronunciem com timbre fechado, oficialmente devemos falar fornos com timbre aberto (/ó/).

Como se escreve a palavra poço?

Tanto a grafia com “SS”, em “posso”, quanto a grafia com “Ç”, em “poço” estão corretas e existem no vocabulário da língua portuguesa. Enquanto uma é a conjugação verbal do verbo “poder”, a outra é um substantivo masculino.

O que quer dizer a palavra bocó?

adjetivo Característica de coisa ou pessoa considerada pouco inteligente, infantil e boba.

O que significa a expressão deixa de ser besta?

Resposta: Expressão usada para aconselhar alguém a deixar de fazer/pensar algo.

Fazem-se necessárias ou se fazem necessárias?

Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.

Faz ou fazem alguns meses?

Faz” / “Fazem” Errado: Fazem dois meses que trabalho nesta empresa. Certo: Faz dois meses que trabalho nesta empresa. Por quê? No sentido de tempo decorrido, o verbo “fazer” é impessoal, ou seja, só é usado no singular.

É correto dizer houveram?

Gramática. Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural. O verbo HAVER nos sentidos de existir, acontecer ou de tempo decorrido é impessoal, ou seja, não possui sujeito.

Fazem ou faz cinco anos?

A forma certa como se escreve a expressão é faz cinco anos, com o verbo conjugado no singular. Isso ocorre porque a expressão é impessoal e o verbo fazer deve ser sempre conjugado na 3. ª pessoa do singular quando isso ocorrer.

Como se escreve a muito tempo atrás?

Trata-se de uma redundância, pois, se ocorreu “HÁ MUITO TEMPO”, só pode ter sido “MUITO TEMPO ATRÁS”. Aprendemos, faz tempo, que devemos usar a forma “HÁ”, do verbo “HAVER”, quando nos referimos a um tempo já transcorrido: “Não nos vemos HÁ dois dias”; “HÁ dez anos que ele partiu”.

Foi a muito tempo ou foi há muito tempo?

Na indicação de tempo passado, a forma correta de escrita dessa expressão é há muito tempo, sendo formada com o verbo haver: Isso já aconteceu há muito tempo. Isso já aconteceu há muitos anos.

Como se escreve a algum tempo?

O VERBO HAVER é impessoal, ou seja, não possui sujeito, deve ser utilizado em expressões que indicam um tempo decorrido. Assim, o correto é dizer: "Há Algum tempo" o vi na escola . Eu não a vejo "há algum tempo.

Estou à procura de emprego tem crase?

A procura ou à procura? Depende. Em "A procura dos criminosos durou dez dias", não há o acento da crase porque não há preposição (A procura dos criminosos = sujeito). Em "A polícia está à procura dos criminosos", devemos usar o acento grave porque à procura de é uma locução prepositiva.