Qual a substância de maior calor específico?

Qual a substância de maior calor específico?

água

O que é alto calor específico e alto calor latente?

A água possui elevados valores de calor específico, calor latente de vaporização e calor latente de ebulição, e isso faz com que ela não tenha variações bruscas em sua temperatura, possibilitando a vida de muitos organismos, que só conseguem sobreviver em uma faixa estreita de variação de temperatura.

Qual a explicação molecular para o alto calor latente?

Resposta. A molécula de água (H-O-H) apresenta dois hidrogênios ligados ao oxigênio. Assim, cada molécula faz duas ligações de hidrogênio, que são ligações inter-moleculares (entre moléculas) que mantêm as moléculas de água fortemente unidas. ... Isso explica o alto calor latente de evaporação da água.

O que é alto calor latente?

O calor latente (L) refere-se à quantidade de calor que cada grama de substância precisa receber ou perder para que a mudança de estado seja possível. No caso da água, seu calor latente de fusão corresponde a 80 cal/g, ou seja, cada grama de água, a 0 °C, deve receber 80 cal de calor para sofrer a fusão.

Qual é a diferença entre calor específico e capacidade térmica?

Capacidade Térmica e Calor Específico Diferente do calor específico, o qual depende somente da substância, a capacidade térmica depende diretamente da substância e da massa do corpo.

Qual a diferença entre calor específico?

Calor específico é uma grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor sensível. E capacidade térmica é a quantidade de calor que um corpo necessita receber ou ceder para que sua temperatura varie uma unidade.

O que é o calor e o frio e o que eles fazem com as substâncias?

A sensação de calor acontece quando nosso corpo recebe calor (energia), enquanto a sensação de frio é causada quando nosso corpo perde calor (energia). Desta forma, não existe a grandeza física chamada frio. Por isso, expressões do tipo: “feche a geladeira para que o frio não saia” não fazem sentido em ciência.

Qual a diferença entre calor e temperatura Cite exemplos?

CALOR é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substância. TEMPERATURA é uma medida da energia cinética média das moléculas ou átomos individuais. ... A temperatura de um copo de água fervente é a mesma que a da água fervente de um balde.

Qual é a relação entre o calor e temperatura?

Temperatura e calor são conceitos bastante próximos, embora tenham significados bem distintos para a termologia. Enquanto o calor é uma forma de energia, a temperatura é uma medida da energia cinética de todos os átomos e moléculas constituintes de um corpo.

O que é o calor inicial?

Combustão é uma reação química que se utiliza de um combustível e um comburente. Combustível é um dos reagentes na reação de combustão. Calor inicial relaciona-se com a energia das substâncias.

Qual é o calor necessário para dar início a combustão?

Deve haver combustível para queimar. Não deve ser ar para fornecimento de oxigênio. Deve haver calor (temperatura de ignição) para iniciar e continuar o processo de combustão. O Sol é a principal fonte de calor.

Qual das definições abaixo define corretamente o conceito de calor?

Qual das definições abaixo define corretamente o conceito de calor? É a diferença da primeira temperatura corpo e da última temperatura do corpo. É o grau quase nulo de agitação das moléculas/átomos presentes em um corpo. ... É definida pela multiplicação entre o peso e a energia do corpo que realiza o trabalho.

O que gera o calor?

A combustão, ou queima, produz calor. Quando um objeto queima, seus átomos combinam com átomos de oxigênio do ar numa reação química que libera energia na forma de calor. A corrente elétrica é o movimento de elétrons em circuito.

O que produz e transmite calor?

Calor é uma grandeza física associada à energia térmica em trânsito. ... Como resultado, todos eles transferem essa energia (por meio do calor) para as suas vizinhanças (tanto para o ambiente, quanto para outro corpo nas proximidades). Esse processo ocorre principalmente através da radiação, da convecção e da condução.

O que mantém a temperatura do corpo?

No hipotálamo situa-se o sistema de controle central, que regula a temperatura do corpo ao integrar os impulsos térmicos provenientes de quase todos os tecidos do organismo, e não apenas em relação à temperatura central do organismo, o que tem sido considerado como temperatura corporal média.

Como o corpo ganha calor?

Os corpos trocam energia de acordo com suas temperaturas: corpos mais quentes (de temperatura maior) cedem energia térmica aos de temperatura menor. Ao ganhar calor, um corpo tem sua temperatura aumentada e vice-versa. Um cubo gelo colocado em um copo de água derrete porque ganha calor da água no copo.

O que acontece quando o corpo perde calor?

Resposta. Quando o corpo perde energia a temperatura dele diminui e ele se resfria. Quando o corpo recebe calor a temperatura aumenta e ele se aquece.

O que mantém o corpo aquecido?

Quem regula nossa temperatura é uma parte do cérebro chamado hipotálamo – ele é uma espécie de termostato do nosso organismo, sempre ajustado entre 36,6 e 37 °C. Se ele não fizesse esse controle, seriam afetadas a velocidade das reações químicas e a atividade das enzimas envolvidas no metabolismo.

Como o corpo perde calor?

Existe também outra forma de perda de calor pelo corpo humano, é a evaporação. Ela é responsável por perdermos calor através de nossa pele, que perde parte de sua umidade na forma de vapor para o meio.

Quando a perda de calor é maior que o calor produzido pelo corpo?

Sobre a termorregulação, “Temos o equilíbrio negativo quando a perda de calor é maior que o calor produzido pelo corpo”. Essa condição é denominada? a) Atermia.

Quando um corpo recebe calor sensível o corpo?

Quando um corpo recebe ou cede determinada quantidade de calor, capaz apenas de gerar variações de temperatura, sem que ocorra mudança no estado de agregação das moléculas, o calor é denominado de sensível.

Qual é o calor responsável pela variação de temperatura de um corpo?

Calor sensível: é a forma de calor responsável pela mudança de temperatura em um corpo. Quando um corpo recebe calor sensível, sua temperatura aumenta; quando o mesmo corpo cede calor sensível, sua temperatura cai.

Mais tópicos