O que é ato atentatório à dignidade da justiça?

O que é ato atentatório à dignidade da justiça?

Considera-se ato atentatório à dignidade da jurisdição todo e qualquer comportamento, comissivo ou omissivo, que possa atrapalhar, retardar, tentar fraudar ou fraudar, reduzir a respeitabilidade e a importância social do sistema judiciário.

Quais são os deveres das partes no processo?

São deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participam do processo cumprir com exatidão os provimentos mandamentais e não criar embaraços à efetivação de provimentos judiciais, de natureza antecipatória ou final.

Quando alegar Litigancia de má fé?

Quando uma parte impõe, voluntariamente, empecilhos para atingir esta finalidade na velocidade processual adequada, está litigando de -. Os artigos que regulam a litigância de má- no Código de Processo Civil em vigor estão dispostos no art. 79 a 81.

Como calcular multa por litigância de Má-fé?

BASE DE CÁLCULO. Na forma da lei, a multa aplicada em face de litigância de má- deverá ser calculada sobre o valor dado à causa, e não sobre a quantia apurada em liquidação de sentença.

O que é má fé para o Direito?

A expressão "-" deriva do latim malefatius (mau destino, ou -sorte), e é utilizada pelos juristas para exprimir tudo que se faz com maldade, com o total conhecimento do mal contido no ato executado ou do vício que pretende esconder.

Qual a diferença entre Boa-fé objetiva e boa fé subjetiva?

Pode-se se dizer, em linhas gerais, que a boa-fé subjetiva é aquela que analisa a intenção do agente, se contrapondo à má-, já a boa-fé objetiva a um comportamento, ao respeito à intenção do pactuado ou da promessa, ao agir com lealdade jurídica.

Qual a relação da Boa-fé na interpretação do negócio jurídico?

113: Os negócios jurídicos devem ser interpretados conforme a boa- e os usos do lugar de sua celebração. Essa regra é cogente, não podendo ser afastada pelas partes. Cada figurante (devedor ou credor) assume o dever próprio e em relação ao outro de comportar-se com boa-, obrigatoriamente.

O que se entende por Boa-fé objetiva prevista no Código Civil?

Uma questão bastante discutida entre diversos doutrinadores e operadores do direito diz respeito à boa-fé objetiva no Código Civil em vigor. ... Significa dizer que o uso de um direito, poder ou coisa, além do permitido ou extrapolando as limitações jurídicas, lesando alguém, traz como efeito o dever de indenizar.