Qual o papel da EJA no Brasil?

Qual o papel da EJA no Brasil?

O EJA tem como objetivo tentar ou corrigir algumas questões sociais como exclusão e exploração, entre outras que geram consequências maiores, como a perigosa marginalização. A história da EJA no Brasil está muito ligada a Paulo Freire. ... Essa proposta favorece a Inclusão econômica, social e política de indivíduos.

Qual um dos principais objetivos da EJA?

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade.

O que a educação popular estimula?

Está implicada com o desenvolvimento de um olhar crítico, que facilita o desenvolvimento da comunidade que o educando está inserido ,pois estimula o diálogo e participação comunitária, possibilitando uma melhor leitura de realidade social ,política e econômica.

Qual foi o objetivo inicial do aparecimento da educação popular?

Resposta: Assim, o objetivo comum entre os educadores populares é o fortalecimento das classes populares como sujeitos de produção e comunicação de saberes próprios, visando à transformação social. Desse modo, a formação dos educadores vai se construindo à medida que ele conhece os seus educandos.

Como e onde nasce a pedagogia social?

A Pedagogia Social surgiu para Pérez Serrano (2003), na Alemanha. A Pedagogia Social surgiu depois da revolução industrial, em França, e é entre as duas grandes Guerras, devido á necessidade de intervir junto de uma população mais jovem e com problemas sociais, que se anuncia o aparecimento da Pedagogia Social.

Qual é a base da pedagogia social?

A pedagogia ocupa-se do estudo sistemático das práticas educativas que realizam em sociedade como processos fundamentais da condição humana. ... Já a Pedagogia Social é a teoria geral da educação social, nela constitui-se a base teórica para as práticas de Educação Popular, Sociocomunitária e Educação Social.

Quais são as características da pedagogia social?

Pedagogia Social se trata de uma ciência prática da educação (porque tem como objetivo a socialização do sujeito), não formal, que se propõe a ser uma forma pedagógica e educacional de trabalho social, que justifica e compreende em termos ampliados a tarefa da socialização, orientando-se em realizar a prática da ...

Qual a importância da pedagogia social?

A importância da Pedagogia Social está em romper as barreiras que excluem alguém do processo de construção do conhecimento, refletindo a participação de cada um no mundo concreto. A teoria e a prática se combinam, a fim de refletirem sobre a realidade da pessoa e contribuir para uma transformação social extensa.

Quais são as relações que se estabelecem entre sociedade e pedagogia social?

Ela busca aliviar a exclusão social. ... A ideia básica da Pedagogia Social é promover o funcionamento social da pessoa: a inclusão, a participação, a identidade e a competência social como membros da sociedade.

Qual a concepção de pedagogia social adotada no Brasil?

A Pedagogia Social é assumida a partir do princípio de Educação como direito, na sua totalidade, cujas necessidades e demandas se expressam no ambiente escolar e não escolar, o que representa avanços na compreensão da área, situada inicialmente como restrita à educação não formal.

Onde atua o pedagogo social?

O pedagogo social é o profissional que visa inserir a prática da educação, em espaços não escolares, como em: projetos de responsabilidade social em Instituições Privadas; igrejas, mediante atividades de alfabetização de adultos; centros comunitários, por meio de qualificação e capacitação profissional; presídios, ...

Qual a diferença entre o educador e o pedagogo social?

Reconhecemos como fundamental o aprender, ensinar e mediar as diferentes relações existentes no âmbito social, uma vez que o pedagogo, enquanto educador social, atua como mediador no desenvolvimento do projeto de forma significativa e transformadora das práticas inovadoras demandadas pela atualidade.

Qual a diferença entre pedagogia social e educação social?

(...) diz respeito à diferença entre Pedagogia Escolar e Pedagogia Social. A primeira tem toda uma história e é amplamente desenvolvida pela didática, ciência ensinada nas universidades. A segunda, a Pedagogia Social, se desenvolve dentro das instituições não formais de educação.

Quais são as bases epistemológicas da pedagogia social?

Social, é necessário conhecer as bases epistemológicas que a fundamentam. ... A autora descreve que existem três grandes núcleos teóricos em que as ciências sociais se fundamentam: o positivismo, o idealismo e a concepção estruturalista.

Qual é o salário de um professor de pedagogia?

R$ 2.