O que diz o artigo 25 da LDB?

O que diz o artigo 25 da LDB?

Art. 25. Será objetivo permanente das autoridades responsáveis alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga horária e as condições materiais do estabelecimento.

Quais são as etapas da educação básica?

A Educação Básica apresenta três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. E ainda temos as fases da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, conforme a DCN de Educação Básica, também em seu artigo 21./span>

Quais são as etapas da educação básica segundo a Bncc?

A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Como primeira etapa da educação básica a educação infantil e o início?

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é o início e a base do processo educacional. A entrada na creche ou na pré-escola representa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada.

Quais são as leis da educação infantil?

Lei altera o ECA e prevê que a educação infantil vai de 0 a 5 anos

  • Dica: Lei altera o ECA e prevê que a educação infantil vai de 0 a 5 anos.
  • 1) O art. ...
  • A Lei nº alterou esse inciso e estabeleceu que o atendimento em creche e pré-escola é destinado às crianças de 0 a 5 anos de idade.

Quais são os fundamentos dos profissionais da educação básica?

A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional. Art. 65.

Quem são os professores da educação básica?

Um professor do ensino básico dá aulas para crianças, sendo responsável pela alfabetização e pelo ensinamento de disciplinas básicas. ... O professor do ensino básico I ministra as aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. E o do ensino básico II trabalha com as séries finais, do 6º ao 9º ano./span>

Quem são os profissionais da educação não docentes?

Discriminação da categoria e Desvalorização dos Profissionais de Educação não docentes, incluindo aqui os Técnicos Administrativos, Profissionais que fazem parte do processo educacional, assumindo também o papel de Educador, principalmente pelo exemplo de suas ações ao preservar o patrimônio escolar.

Qual a formação exigida para ser professor de educação infantil?

Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.

Quem tem o curso de magistério pode lecionar?

Magistério: não é curso superior, mas de nível médio. Habilita o professor para lecionar na Educação Infantil. ... Bacharelado: os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar. São cursos superiores de graduação que dão o título de bacharel.

O que significa habilitação profissional para o magistério?

Nome da aptidão oferecida por determinadas escolas de ensino médio (antigo segundo grau) para formação de professores. Dessa forma, o aluno concluía o segundo grau habilitado para lecionar nas séries iniciais do primeiro grau (ensino fundamental). ...