O que é uma flora e uma fauna?

O que é uma flora e uma fauna?

Fauna e flora são termos utilizados normalmente para descrever, respectivamente, o conjunto de animais e plantas de uma região. É muito comum ouvir falar a respeito da fauna e da flora de uma região e sobre a importância da manutenção delas para o equilíbrio do meio ambiente.

Onde se encontra a fauna?

A Fauna do Brasil envolve o conjunto de espécies de animais distribuídas por todo o território brasileiro. Na selva amazônica existe uma abundante fauna de peixes e mamíferos aquáticos que habitam os rios e lagos. As espécies mais conhecidas são o pirarucu e o peixe-boi (este em via de extinção).

Qual é a importância da fauna brasileira?

A importância científica da fauna brasileira é indescritível, pois contém a maior biodiversidade do mundo (cerca de 100 mil espécies de invertebrados, 8200 espécies vertebrados (713 mamíferos, 1826 aves, 721 répteis, 875 anfíbios, 2800 peixes continentais e 1300 peixes marinhos) das quais 627 já estão na lista negra ...

O que é destruição da fauna?

Fauna é o nome dado ao conjunto de animais que vivem em uma determinada região. ... Se destruímos uma área, colocamos todos os animais daquela região em risco, pois destruímos o seu habitat. É por isso que a destruição de habitat é uma das maiores causas de diminuição da biodiversidade no nosso planeta.

Quais os efeitos da extinção da flora e fauna?

As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma ...

O que é fauna mundial?

Fauna é o termo coletivo para a vida animal de uma determinada região ou de um período de tempo. O termo correspondente para plantas é flora. ... Fauna é também o nome dado aos livros que catalogam animais. O termo foi usado pela primeira vez por Lineu como título de sua obra de 1746 Fauna Suecica.

O que podemos fazer para preservar a fauna ea flora?

Resposta. Resposta: A preservação de espécies animais e vegetais, e a conseqüente manutenção dos ecossistemas, é o objetivo do projeto de Conservação da Fauna e Flora. A preservação da fauna está sendo assegurada por meio dos trabalhos de manejo, monitoramento e salvamento.

O que podemos fazer para preservar a fauna?

A preservação da fauna está sendo assegurada por meio dos trabalhos de manejo, monitoramento e salvamento. Durante a construção da Usina, os animais resgatados foram levados para instalações apropriadas, a fim de garantir a máxima proteção.

Como preservar a vida dos animais?

Protestar contra as queimadas ilegais e a caça ilegal, reciclar e destacar de forma correta o lixo para não contaminar habitats naturais, reduzir o consume de carne, e exigir do poder público uma atenção especial para preservar espécies em extinção.

Porque cuidar do meio ambiente é um ato de cidadania?

Por isso, o cidadão brasileiro precisa estar consciente de que a preservação do meio ambiente é garantia de seu bem-estar, de sua saúde e de sua sobrevivência. ... No entanto, todos devemos agir de forma a defender e preservar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.

Qual a relação de cidadania com o meio ambiente?

A vida com cidadania pressupõe um respeito para com o meio ambiente em que se vive, porque na vida em sociedade devemos compreender que dividimos o ambiente habitável com outros seres humanos e também outros seres vivos que participam dos processos ambientais e colaboram para a perfeita sintonia com este equilíbrio ...