O que é um ensaio comunitário?

O que é um ensaio comunitário?

Esse tipo de estudo inclui pessoas com a doença (ou outra variável de desfecho) e um grupo controle (grupo de comparação ou referência) composto de pessoas não afetadas pela doença ou variável de desfecho. A ocorrência de uma possível causa é comparada entre casos e controles.

Quais são os tipos de estudos epidemiológicos?

Tipos de estudos epidemiológicos

  • Estudos observacionais.
  • Delineamentos observacionais analíticos.
  • Estudos de caso-controle.
  • Estudo de coorte.

O que é um estudo epidemiológico descritivo?

A epidemiologia descritiva examina como a incidência (casos novos) ou a prevalência (casos existentes) de uma doença ou condição relacionada à saúde varia de acordo com determinadas características, como sexo, idade, escolaridade e renda, entre outras.

Qual a diferença entre epidemiologia descritiva e epidemiologia analítica?

Cabe à epidemiologia descritiva a avaliação da frequência ou distribuição das enfermidades e à epidemiologia analítica o estudo dos fatores (causais) que explicam tal distribuição, relacionando uma determinada situação de saúde, ou seja, as desigualdades dos níveis de saúde entre grupos populacionais, com a eficácia ...

Qual é o estudo epidemiológico em que se parte do efeito doença?

O tipo de estudo epidemiológico em que se parte do efeito e vai em direção a causa com participantes selecionados e separados em grupo é o estudo de coorte. O Estudo de coorte é quando o investigador decide limitar a observação e a analise da relação entre fatores e desenvolvimento de doenças.

Como classificar um tipo de estudo?

É sabido que toda e qualquer classificação se faz mediante algum critério. Com relação às pesquisas, é usual a classificação com base em seus objetivos gerais. Assim, é possível classificar as pesquisas em três grandes grupos: exploratórias, descritivas e explicativas.

Como escrever um artigo original?

Para artigos originais, Lakatos e Marconi (1992) sugerem que o texto contemple os itens: introdução, materiais e métodos, resultados, discussões e conclusão. Em materiais e métodos deve ser descrito como a pesquisa foi realizada, a fim de permitir que qualquer outro pesquisador possa repetir a pesquisa.

Como se faz um artigo acadêmico?

Como escrever artigo acadêmico

  1. Título. Como escrever o título do artigo acadêmico. ...
  2. Nome dos autores. Logo abaixo do título, deve constar o nome do autor ou autores do artigo. ...
  3. Epígrafe. ...
  4. Resumo e Abstract. ...
  5. Palavras-chave e Keyword. ...
  6. Conteúdo. ...
  7. Referências bibliográficas de artigo acadêmico.