Qual a diferença entre talassemia alfa e beta?

Qual a diferença entre talassemia alfa e beta?

O diagnostico de talassemia beta menor não é possível de ser fei- to pela triagem neonatal “exame do pezinho”, enquanto na talas- semia alfa encontra-se a hemoglobina Bart's (só é detectada no recém-nascido) na triagem neonatal.

O que é talassemia alfa?

Alfa-talassemia é uma hemoglobinopatia hereditária caracterizada por síntese diminuída das cadeias de alfa-globina que levam a um quadro clinico variável, dependendo do número de alelos mutados.

O que é talassemia beta?

O que é talassemia beta? A beta talassemia ou talassemia beta, se dá a partir de um defeito genético no cromossomo 11, que afeta a produção das cadeias beta da hemoglobina.

Quais os sintomas da talassemia alfa?

Na alfa-talassemia menor e na beta-talassemia menor, as pessoas apresentam anemia leve sem sintomas. Na alfa-talassemia maior, as pessoas apresentam sintomas moderados ou graves de anemia, incluindo fadiga, falta de ar, palidez e aumento do tamanho do baço que leva a uma sensação de inchaço e desconforto abdominal.

O que a talassemia pode causar?

A talassemia é uma desordem hereditária que pode causar anemia. Não é contagiosa, e sim provocada por uma falha genética, a qual leva a uma malformação da hemoglobina.

O que é talassemia Quais os sintomas?

O diagnóstico da talassemia é feito por meio de exames de sangue, como o hemograma, além da eletroforese de hemoglobina, que tem como objetivo avaliar o tipo de hemoglobina circulante no sangue.

O que é talassemia e quais as formas que ela ocorre?

A talassemia é uma forma de anemia crônica, de origem genética (hereditária), ou seja, passada dos pais para os filhos. Não é transmitida pelo sangue, ar, água, contato físico ou sexual e não é causada por deficiência na alimentação, carência de vitaminas ou sais minerais.

Quem tem talassemia pode ter filhos?

Para algu- mas mulheres, ser mãe também é a realização de um sonho, já que a gestação pode ser arriscada em certos casos. De modo geral, na talassemia maior e intermediária a gravi- dez não é considerada um risco para a paciente.

Quem tem talassemia pode tomar ferro?

Tomar ferro e ácido fólico está liberado. Sim, é possível que o portador de talassemia menor precise tomar estas duas suplementações. Mas é importante ter cuidado. O ferro só é indicado caso os exames mostrem que há deficiência de ferro no organismo.

Quem tem talassemia pode ser doador de sangue?

58 – Pais de pacientes portadores de Talassemia e Hemofilia podem doar sangue? Sim, desde que não sejam anêmicos. Ambas são doenças hereditárias (herdadas dos pais para filhos) envolvendo o sangue (anemia e distúrbio da coagulação, respectivamente).

O que é Talassemia Maior?

A beta-talassemia (BT) major é uma forma de BT de início precoce grave (ver este termo) caracterizada por anemia grave, necessitando de transfusões regulares de glóbulos vermelhos.

Qual o tipo de alteração cromossômica acontece na beta talassemia maior?

A talassemia é um defeito da hemoglobina em seres humanos, que pode ocorrer de duas formas: Pessoas com a talassemia beta tem mutação (alteração) no cromossomo 11 e com a talassemia alfa tem a mutação no cromossomo 16. Assim, a hemoglobina não é produzida adequadamente.

Qual é a chance de um casal em que ambos apresentam talassemia minor?

No casamento de duas pessoas com Talassemia Minor, as chances de cada gravidez resultar em uma criança com Talassemia Major serão de 1 em 4. ESSA CHANCE ESTÁ PRESENTE EM CADA GRAVIDEZ. O nascimento de uma criança com Talassemia Major não significa que outra criança nascida posteriormente também não possa tê-la.

O que faz a hemoglobina cair?

Causas da hemoglobina baixa A diminuição da quantidade de hemoglobina pode acontecer em caso de anemia, cirrose, linfoma, leucemia, hipotireoidismo, insuficiência renal, talassemia, porfiria e hemorragia, por exemplo.