Qual mecanismo de adaptação celular explica a perda acelerada de massa muscular que ocorre em pacientes com caquexia?

Qual mecanismo de adaptação celular explica a perda acelerada de massa muscular que ocorre em pacientes com caquexia?

Em adição à massiva perda de massa muscular, estudos mostram que as células musculares de animais caquéticos apresentam conteúdo diminuído de material genético, o que pode levar a fragmentação do DNA e apoptose. O TNF mimetiza esta resposta apoptótica em células musculares de animais sadios (CARBÓ et al., 2002).

São itens da triagem inicial da caquexia?

– Pré-caquexia: é definida com base na presença de todos os seguintes critérios: doença crônica subjacente, como o câncer; perda de peso involuntária ≤ 5% do peso corporal durante os últimos seis meses; resposta inflamatória sistêmica crônica ou recorrente; anorexia ou sintomas relacionados com anorexia.

Quais são as drogas utilizadas no caso de falha de manutenção da sedação?

A manutenção é iniciada com 1 mg. h-1 de midazolam administrados por via subcutânea; em caso de falha, é aumentado para 2 mg h-1. Se ainda houver falha, são adicionados 3 mg. h-1 de clorpromazina, e 3 mg.

Quais fatores podem causar hipertrofia hiperplasia e atrofia muscular?

Pode ser fisiológica, como a por aumento na demanda funcional vista na hipertrofia muscular estriada esquelética no exercício físico; a por estímulo hormonal, como a hipertrofia e a hiperplasia das fibras musculares lisas do útero durante a gravidez; a hipertrofia secundária à hiperplasia mamária durante a lactação; ou ...

O que é atrofia patologia?

A palavra atrofia vem do grego “atrophía” (a – privativo; trophe – nutrição), o que quer dizer ausência de nutrição, definhamento. Esse é um termo empregado na patologia e fisiologia, tanto no nível celular, quanto nos níveis teciduais e orgânicos, nesses casos é sinônimo de hipotrofia.