Como pode ser entendida a atividade racional hoje?

Como pode ser entendida a atividade racional hoje?

Atividade racional é o ser que pensa, raciocina, que age segundo a razão. ... A filosofia distingue duas grandes modalidades da atividade racional, realizadas pela razão subjetiva ou pelo sujeito do conhecimento: a intuição (ou razão intuitiva) e o raciocínio (ou razão discursiva).

Quais os tipos de intuição explique cada uma delas?

A intuição intelectual, emotiva e volitiva Quando predominarem as faculdades intelectuais do filósofo, a intuição será intelectual, a qual terá no objeto seu correlato exato. Essa intuição consiste, então, em captar a essência de um objeto – aquilo o que o objeto é, os "éidos" – por meio de um ato direto do espírito.

Quais os princípios racionais e suas características?

A Filosofia considerou que a razão opera seguindo certos princípios que ela própria estabelece e que estão em concordância com a própria realidade, mesmo quando o empregamos sem conhecê-los explicitamente.

O que é o que é intuição?

Etimologicamente, explica Virginia, a palavra intuição vem do latim intueri, que significa considerar, ver interiormente ou contemplar.

Como saber se é intuição?

Os arrepios que você sente, um aperto no peito, uma sensação de leveza, por exemplo, junto a uma imagem simbólica ou uma frase simples que aparecem ao mesmo tempo, todo esse conjunto de informação é a sua intuição. A informação que surge da intuição nunca é uma dúvida, é sempre algo preciso e certeiro.

Como saber se é intuição ou vontade?

Intuição é a voz do coração, mas é diferente de sentimento. Intuição não tem “dono” ou lado. Intuir “vai dar certo”, é diferente de “querer que dê certo porque eu amo a pessoa/porque eu quero…”. Ela se mostra sutilmente, e, muitas vezes, não a ouvimos.

Como saber se é intuição ou ego?

O ego e intuição são mais diferentes do que imaginamos. É certo que ambos soam como uma voz interior, que nos ajuda a tomar decisões ou praticar ações. Mas, o ego é um tipo de racionalização, enquanto a intuição funciona mais como um impulso, um reflexo de um sentimento.

Como aprender a usar a intuição?

Aqui estão 10 maneiras que você pode começar a praticar no uso de sua intuição para aprimorar sua capacidade intuitiva:

  1. Olhar para fotos de jornais. ...
  2. Adivinhe quem está chamando. ...
  3. Pense em alguém que você conhece. ...
  4. Faça uma pergunta. ...
  5. Preste atenção ao seu redor. ...
  6. Embaralhe as cartas. ...
  7. Prever uma canção. ...
  8. Escute conversas alheias.

O que é ser uma pessoa intuitiva?

É um sentimento, uma sensação que pode funcionar para os dois lados. Tanto para dizer a você o que fazer como para avisar quando algo não parece uma boa ideia. A pessoa intuitiva é aquela que consegue se utilizar do poder da intuição para tomar as melhores decisões.

Como saber se a pessoa é intuitiva?

Abaixo estão 10 sinais de que você é uma pessoa intuitiva, mesmo que não saiba:

  1. Você absorve as emoções de todos. ...
  2. Você tem sonhos vívidos. ...
  3. Você tem muito discernimento. ...
  4. Os pensamentos simplesmente aparecem em sua mente. ...
  5. Você recebe mensagens de objetos inanimados. ...
  6. Os psíquicos o perseguem.

O que é intuição aguçada?

Em outras palavras, intuição é um dom de quem tem sensibilidade aguçada, consegue perceber o que vai acontecer, as intenções dos outros e direcionamentos do futuro sem ajuda de um raciocínio específico. Você simplesmente sabe, e na maioria das vezes você acerta.

O que é a intuição feminina?

Pressentimento, sensação, sexto sentido, o nome não importa, pois todos os sinônimos referem-se a mesma coisa: a intuição, ou seja, a percepção de que toda mulher tem e ninguém sabe de onde vem. Um som, uma voz, um eco interior…

O que é sexto sentido ou intuição?

Sexto sentido feminino Portanto, é possível explicar o que é sexto sentido de uma forma simples: é uma capacidade do cérebro que envolve o cruzamento de informações dos dois hemisférios - o esquerdo, que é racional, e o direito, emocional. Pessoas mais sentimentais podem desenvolver melhor o dom da intuição.

O que é intuição psicológica?

Na literatura psicológica, a intuição geralmente é explicada como um ou dois modos de pensar, junto ao raciocínio analítico. O pensamento intuitivo é descrito como automático, rápido e subconsciente. Por outro lado, o pensamento analítico é lento, lógico, consciente e deliberado.

Como os psicólogos se referem a intuição?

Em psicologia, intuição é um processo pelo qual os humanos passam, mesmo que involuntariamente e inconscientemente, para chegar a uma conclusão sobre algo. Fato que faz muitos acreditarem que a intuição é um processo paranormal ou divino.

O que nos dá mais clareza o raciocínio ou a intuição?

Raciocínio é o filtro que lapida a intuição. A bacia de informação inicial que a intuição provê é vasta, mas a capacidade de raciocínio peneira essas possibilidades com base em fatos, estudos, acontecimentos, experiências pessoais, etc, e depois pode transforma-las em uma conclusão, de acordo com a necessidade.

Quando confiar na intuição?

Segundo Kahneman, poder confiar nela em uma decisão requer que a pessoa tenha tido muita experiência de observação do tema em questão. Para conhecer muito o assunto a ponto de criar uma intuição que pode ser acreditada, é preciso saber quase imediatamente se acertou ou não sobre suas previsões.

O que é a razão discursiva?

A razão discursiva é aquela que tem como finalidade percorrer uma realidade para chegar a conhecer ,ou seja ela pode ser uma outra modalidade que através obtemos conhecimentos obtendo a realidade como principal ,tendo várias modalidades sucessivamente aí conseguimos obter sua definição .

Qual é a diferença entre a razão intuitiva E a razão discursiva?

A razão intuitiva recebe por inteiro e completamente o objeto, de uma só vez. ... A atividade racional discursiva, como a própria palavra indica, discorre, percorre uma realidade ou um objeto para chegar a conhecê-lo, isto é, realiza vários atos de conhecimento até conseguir captá-lo.