Sou solteiro e quero adotar um filho?

Sou solteiro e quero adotar um filho?

A demora e os desafios do processo tendem a dar a impressão de que apenas casais poderiam embarcar nessa decisão, mas na verdade mães e pais solteiros também podem. Oficialmente, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode entrar com um pedido de adoção, independentemente do sexo ou estado civil.

Como fazer a adoção unilateral?

Neste caso, querendo a adoção, o padrasto, candidato a pai, deve dirigir-se a Vara da Infância e Juventude e dar entrada na ação de adoção unilateral (deve haver o consentimento da mãe do adotando, que se tiver 12 anos, também ele, deve estar de acordo com a adoção – art. 45 § 2º, ECA).

Sou solteiro e quero adotar?

“Pessoas solteiras podem adotar, uma vez que o nosso Código Civil não faz referência ao estado civil da pessoa. Inclusive, a adoção por esse grupo, tanto homens quanto mulheres, é cada vez mais comum no Brasil”, afirma Cátia Vita, advogada especialista em direito de família.

Qual o tempo de espera para adotar um bebê?

Quanto maiores as exigências daquele que deseja adotar, mais tempo pode levar. Já para aqueles que se dispõem a adotar crianças de qualquer cor ou estado de saúde, sem exigência de idade e ainda que acolham irmãos, a adoção leva em geral seis meses.

Qual o perfil mais procurado para adoção?

Entre as crianças que vivem em um abrigo, você provavelmente encontraria um menino de 14 anos, pardo e que tem um irmão. Este é o perfil mais comum das crianças disponíveis para adoção. Entretanto, o perfil mais buscado por futuros pais equivale ao de uma menina de 2 anos, branca e filha única.

O que quer dizer adoção?

De maneira resumida, podemos dizer que a adoção é o ato pelo qual se cria um vínculo de filiação, até então inexistente, em que não há laço natural (genético). A adoção é uma alternativa de proteção às crianças e aos adolescentes nos casos em que os pais são destituídos do poder familiar.

Como se chama a pessoa que vai adotar?

Adotado ou adotando é o indivíduo que está passível de ser adotado, ou em processo de adoção. Adotante é o casal ou indivíduo que pretende adotar.

O que a Igreja diz sobre a adoção?

contra o abandono infantil e pelo acolhimento familiar. A Igreja nos ensina. ... Afirmando as palavras de Jesus Cristo o próprio Magistério Eclesial coloca para as famílias católicas a guarda e a adoção como modalidades especiais de se realizar o Amor à Vida e um Serviço ao Homem, contribuindo para a Salvação.