Quem paga o IPI a empresa ou o cliente?

Quem paga o IPI a empresa ou o cliente?

São Paulo – O Imposto sobre Produtos Industrializados, conhecido como IPI, deve ser pago por quem importa ou é industrial.

Quando o IPI não compoe a base do ICMS?

O montante do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) NÃO integra a Base de Cálculo (BC) do ICMS quando a operação, realizada entre contribuintes e relativa a produto destinado à industrialização ou à comercialização, configurar fato gerador de ambos os impostos.

Quando o IPI não integra a base de cálculo do ICMS?

O IPI não integra na base de cálculo do ICMS quando se tratar de operações entre contribuintes do IPI e mercadorias destinadas a industrialização ou comercialização. Ademais, quando a mercadoria é destinada ao adquirente consumidor , o IPI deverá compor a base de cálculo do ICMS.

Quando o IPI integra a base de cálculo do ICMS ST?

O IPI deve compor a base de cálculo do ICMS Inter? R: Não, pois o valor do IPI só deve compor a base de cálculo do ICMS quando o destinatário não for um contribuinte ou o produto não for destinado a revenda — este não é o caso do ICMS ST.

Como emitir nota fiscal com substituição tributária Simples Nacional?

Como emitir nota fiscal Simples Nacional?

  1. Preencha os dados da sua empresa e do cliente. ...
  2. Identifique o código CFOP. ...
  3. Especifique os detalhes do produto ou serviço. ...
  4. Confira os casos de Substituição Tributária. ...
  5. Código de Regime Tributário (CRT) e Código de Situação da Operação no Simples Nacional (CSOSN)

Como saber a alíquota de ICMS do Simples Nacional?

ANEXO 1 – Tabela Simples Nacional – Comércio – 2018
FaixaAlíquotaReceita Bruta em 12 Meses (em R$)
1ª Faixa4,00%Até /td>
2ª Faixa7,30%De a /td>
3ª Faixa9,50%De a /td>
4ª Faixa10,70%De a 1./td>

Como calcular o crédito de ICMS no Simples Nacional?

Portanto, para cálculo desse crédito, a alíquota respectiva deverá ser informada no documento fiscal emitido pelas empresas do simples nacional. A alíquota deve ser correspondendo ao percentual de ICMS previsto para a faixa de receita bruta a que a empresa esta sujeita no mês anterior ao da operação realizada.

Como aproveitar o crédito de ICMS no Simples Nacional?

Simples Nacional – O ICMS e as possibilidades de crédito As empresas optantes pelo Simples Nacional não poderão, sob nenhuma hipótese, se apropriar de créditos de ICMS nas compras de seus insumos ou mercadorias. Assim, o crédito do imposto será apenas possível àqueles que não forem optantes pelo Simples Nacional.

Quando o Simples Nacional gera crédito de ICMS?

Este direito ocorre desde que: As mercadorias vendidas sejam destinadas à comercialização ou industrialização subsequente; A empresa tenha a receita bruta dos últimos 12 meses valor superiores à 240 mil; As mercadorias vendidas não estejam sujeitas à substituição tributária de ICMS.

Mais tópicos