São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente assinale a correta?

São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente assinale a correta?

I - São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, de competência de órgão estadual integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis, este em caráter ...

Quais os principais instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente?

3 Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. 3.

Quais os instrumentos de proteção previstos na legislação brasileira?

Como exemplos desses instrumentos, podem-se citar os regulamentos, licenças ambientais, proibições, normas sobre níveis máximos ou mínimos de poluição, o zoneamento, auditoria ambiental, bem como outros atos administrativos que resultam do exercício do poder de polícia administrativa.

Quais os tipos de instrumentos de gestão ambiental?

Entende-se como instrumentos de Gestão Ambiental, o licenciamento ambiental, o estudo de impacto ambiental, o geoprocessamento, a educação ambiental, a mediação de conflitos e o planejamento ambiental, e a auditoria ambiental.

O que são instrumentos de gestão ambiental?

Instrumentos de gestão ambiental São eles: Os padrões de qualidade ambiental; ... A criação de reservas e estações ecológicas, áreas de proteção ambiental e as de relevante interesse ecológico, pelos Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipal, o Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente (Sinima);

Quais os principais instrumentos econômicos de gestão ambiental?

Os principais instrumentos econômicos são: depósitos reembolsáveis, licenças negociáveis, subsídio e tributação ambiental.

O que são os instrumentos de comando e controle?

Instrumentos de comando e controle são aqueles que regulam diretamente, através de controle e fiscalização dos agentes poluidores através de regulação e o estabelecimento de normas, procedimentos, e posterior fiscalização sobre a sua aplicação.

Em que se baseiam os instrumentos de comando e controle?

Os instrumentos de comando e controle são aqueles que fixam normas, regras, procedimentos e padrões determinados para as atividades econômicas a fim de assegurar o cumprimento dos objetivos da política em questão e o não cumprimento acarreta em sanções de cunho penal e administrativo (LUSTOSA e YOUNG, 2002, p.

Como se manifestam os instrumentos de comando e controle?

O instrumentos de comando e controle é aplicado diretamente sobre os locais que estão emitindo poluentes, sendo que o órgão regulador deste instrumento estabelece uma serie de normas e de regras a serem seguidos pelos agentes poluidores assim como multas para os agentes que não cumprem tais regras ou normas.

O que quer dizer a sigla AIA?

A Avaliação de Impacto Ambiental (ou AIA), é um instrumento preventivo usado nas políticas de ambiente e gestão ambiental com o intuito de assegurar que um determinado projeto passível de causar danos ambientais seja analisado de acordo com os prováveis impactos no meio ambiente, e que esses mesmos impactos sejam ...

Como fazer um AIA?

A elaboração de um AIA é amparada em estudos ambientais, os quais são elaborados por equipes multidisciplinares que apresentam diagnósticos, descrições, análises e avaliações sobre os possíveis impactos ambientais decorrentes do projeto.

O que é AIA EIA e RIMA?

A AIA tem o papel de verificar antecipadamente quais impactos ambientais (positivos e/ou negativos) que uma determinada atividade pode causar, geralmente composto por dois instrumentos de análise o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). ...

O que é o EIA e o RIMA?

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um dos principais instrumentos utilizados para o planejamento ambiental, avaliação de impactos, delimitação de área de influência. Embora tenham finalidades diversas, EIA e Rima são instrumentos complementares, e por isto são sempre citados em conjunto. ...

Como explicar o que é rima?

De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.

O que é a rima?

As rimas ocorrem quando duas palavras apresentam sons finais iguais ou muito parecidos. As rimas mais procuradas e utilizadas são as rimas perfeitas, em que há a correspondência total dos sons finais das palavras (pensador - sonhador).

Para que servem as rimas no cordel?

2 – As rimas servem para dar sonoridade e melodia agradáveis ao texto. 3 – O cordel possui 28 versos e 4 estrofes. 4 – As rimas da primeira estrofe são: cordão, expressão e sertão e literatura, cultura e pura.

Qual a finalidade de um cordel?

Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo que diverte os leitores. Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional.

O que significa o improviso feliz para a literatura de cordel?

Resposta. Resposta: Na virada do século 20, as redações de jornal e as casas tipográficas eram modernizadas: trocavam a composição manual, em que cada palavra era montada na página, letra por letra, por máquinas de linotipo, que aceleravam a impressão ao usar linhas completas de uma só vez.

Como se chama o poeta que faz a literatura de cordel?

Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.