Quais são os processos da cadeia de suprimentos?

Quais são os processos da cadeia de suprimentos?

Podemos dizer que a cadeia de suprimentos representa um conjunto de atividades que envolvem os processos de compra, armazenamento, transformação embalagem, transporte, movimentação interna, distribuição, e todo o suporte necessário para que tudo isso aconteça.

Quais as características da cadeia de suprimentos?

Uma cadeia de suprimentos responsiva é aquela que consegue atender a demanda do cliente assim que lhe é requisitada. Por outro lado, esta movimentação pode ter aumento de gastos, o que torna a cadeia menos eficiente. Eficiente é a cadeia que melhor consegue gerenciar produção e custos, com foco no valor.

Qual é o fluxo da cadeia de suprimentos?

Os fluxos de gerenciamento da cadeia de suprimentos podem ser divididos em três principais: o fluxo de produto, o fluxo de informação e fluxo de finanças. O fluxo de produtos inclui o movimento de mercadorias de um fornecedor para um cliente. Também prevê qualquer devolução de clientes ou necessidade de serviço extra.

Quais as cinco fases da cadeia de suprimentos?

3a Questão (Ref.: Acerto: 1,0 / 1,0 Frazelle (2002) divide á evolução histórica da logística em cinco fases, são elas: Logística trabalhista, logística estratégica, logística comportamental, cadeias de suprimento e logística internacional.

Quais são os elementos da logística integrada?

A logística integrada é dividida em três principais áreas: administração de materiais, movimentação de materiais e distribuição física. Administração de materiais: essa etapa engloba desde a captação e matérias-primas até a fabricação.

Quais são os três principais componentes da logística?

Custos logísticos: o porquê de entendê-los e quais são os 6 principais

  1. Custos fixos x variáveis. Para se chegar ao somatório final dos custos logísticos, diversos detalhes devem ser considerados. ...
  2. Transportes. ...
  3. Armazenagem. ...
  4. Embalagens. ...
  5. Tecnologia e inovação. ...
  6. Pessoal.

Qual o objetivo da logística integrada?

A logística integrada é um método empolgante para as empresas que se preocupam com a competitividade, a eficiência operacional e a satisfação dos clientes. Ela permite que os processos funcionem mais alinhados e dinâmicos, que os custos sejam diminuídos em vários setores e o esforço produtivo seja mais bem compensado.

Qual a função da logística integrada?

Como o próprio nome sugere, a logística integrada é um sistema que liga todo o processo logístico, desde o fornecimento de matérias-primas, até chegar ao consumidor final. Isso só é possível com a organização de um sistema inteligente capaz de controlar o fluxo logístico e coordenar todas as atividades.

Qual a importância de trabalhar todos os sub sistemas logísticos de forma integrada?

Reduz custos operacionais A possibilidade que o gestor tem de gerenciar todos os processos logísticos de maneira integrada viabiliza uma estruturação mais eficiente das fases de armazenagem, distribuição e circulação de produtos, evitando que qualquer uma delas sofra com falhas.

Qual a importância da integração entre os setores no processo logístico?

A importância da integração É preciso incentivar o compartilhamento de informações, a criação de metas complementares e reduzir a burocracia. ... Contudo, quando a logística torna-se integrada, os setores são capazes de trabalhar juntos para garantir o cumprimento de objetivos, projetos e dos prazos estipulados.

Quais são as funções de um estoque?

Por que existe estoque - funções A existência do estoque está vinculada a manter o equilíbrio entre o consumo e a fonte fornecedora, possibilitando um fornecimento contínuo dos produtos aos clientes internos e externos da empresa.

Qual é o objetivo da gestão de estoque?

Uma boa gestão de estoque passa por equilibrar compras, armazenagem e entregas, controlando as entradas e o consumo de materiais, movimentando o ciclo da mercadoria. Além disso, deve ter como objetivo um prazo de pagamento dos fornecedores compatível com os recebimentos dos clientes.

Qual a importância da integração entre os setores de uma empresa?

A integração entre departamentos de uma empresa é um conjunto de ações planejadas que tem como objetivo promover um ambiente de trabalho equilibrado e uma cultura organizacional altamente produtiva. Manter uma comunicação interna e competente ajuda a aumentar a produtividade, mas pode não ser suficiente.

Qual a importância dos sistemas de informações nas atividades logísticas?

Os sistemas de informações logísticas funcionam como elos que ligam as atividades logísticas em um processo integrado, combinando hardware e software para medir, controlar e gerenciar as operações logísticas.

Qual a importância da tecnologia da informação para a logística?

A importância da tecnologia da informação na logística A TI é uma das aliadas nesse processo, porque fornece informações mais rápidas e relativas a controle de estoque, clientes, movimentação no depósito etc. ... Ele pesquisa, seleciona e compra o produto que deseja e a logística se encarrega da entrega.

Qual a importância da tecnologia para pedidos das mercadorias?

Quando as operações de entrega das mercadorias contam com sistemas tecnológicos, é possível potencializar toda a cadeia de distribuição dos produtos, desde o faturamento e preparo para o envio até o momento em que o destinatário a recebe.

Quais são os conhecimentos básicos de informática que todo profissional de logística deve ter?

Tecnologia Conhecer ferramentas como Enterprise Resource Planning (ERP), Warehouse Management System (WMS) e Transport Management System (TMS) é essencial para esse profissional. Afinal, essas soluções tecnológicas o ajudam a fazer um bom trabalho.

Quais são os benefícios que uma tecnologia bem estruturada proporciona aos processos logísticos?

Aumento da produtividade. Como reflexo direto da logística integrada, a empresa desempenha suas atividades de maneira mais organizada e concisa. É possível estruturar melhor suas equipes e gerenciar toda a infraestrutura envolvida na logística de uma ponta até a outra com mais eficiência.

Quais os softwares específicos utilizados na logística?

As 13 melhores ferramentas digitais para profissionais de logística

  • Customer Relationship Management (CRM) ...
  • Enterprise Resource Planning (ERP) ...
  • Transportation Management System (TMS) ...
  • Warehouse Management System (WMS) ...
  • Software para rastreamento de produtos. ...
  • Cargo Force. ...
  • SpeedyBoy. ...
  • Evernote.

Qual a importância da área de tecnologia de processos?

A contribuição da TI nas rotinas logísticas é bastante grande, sendo ela a responsável por otimizar o trabalho de gestores e colaboradores, facilitar o gerenciamento das atividades, automatizar uma série de expedientes e, mais do que isso, promover a integração de processos logísticos.

O que é tecnologia de processo?

Tecnologia de processo é o conjunto de máquinas, equipamentos ou dispositivos que ajudam as operações a criar ou entregar produtos e serviços.

Qual é a tecnologia aplicada aos processos?

Software. Os processos internos também podem contar com a ajuda da tecnologia dentro do seu negócio. ... Além de melhorar a tomada de decisão, permite uma interpretação muito mais veloz e assertiva sobre a efetividade dos seus processos.