O que se deve rezar depois de comungar?

O que se deve rezar depois de comungar?

Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me.

O que é a comungar?

Significado de Comungar verbo transitivo direto, intransitivo e pronominal Obter ou ministrar o sacramento da Eucaristia, a transubstanciação do pão e do vinho no corpo e sangue de Cristo: o padre comungava os fiéis; os fiéis comungaram durante a celebração; os sacerdotes comungam-se aos domingos.

O que fazer depois de receber a hóstia?

Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me.

O que rezar Depois de receber a hóstia?

Não tome a hóstia das mãos do padre; deixe que ele a ponha em sua mão. Quando entregar a hóstia, o padre dirá: "O Corpo de Cristo". Ao que você deve responder: "Amém".

O que falar quando o padre eleva a hóstia?

Nas missas, quando a Hóstia é apresentada aos fieis,na consagração, não devemos falar nada, só nos posicionar no sentido de adoração e olhar para ela, pois ela representa o Corpo de Cristo e em pensamento,meu Senhor e meu Deus.

Porque o padre tira um pedaço da hóstia?

De fato, o padre na missa, no rito da Fração do Pão, faz como Jesus fez na última ceia. Ele parte o pão consagrado. ... Um pedaço do pão é colocado no cálice em que está o vinho consagrado, o sangue de Jesus. Isto é para significar a unidade do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus na obra da salvação.

Como se tocar a sineta na missa?

Ao turiferário, segundo as regras dos carmelitas, se recomendava que não fumaçasse muito, para não tolher a visão da hóstia. 4. Foi nessa época (mais ou menos 1200) que começou a introduzir-se, ao que se saiba na Catedral de Colônia (Alemanha), tocar uma sineta no momento da elevação do pão consagrado.

Porque o padre quebra um pedaço da hóstia?

Era um lembrete visível e concreto de que eles estavam unidos ao papa e aos bispos cada vez que celebravam a Missa. Além disso, outro aspecto desse ritual era lembrar a unidade da celebração da Missa, que é uma reapresentação do sacrifício de Jesus na cruz.

Porque a hostia e não o pão?

Segundo a doutrina católica, hóstias completamente desprovidas de trigo são inválidas para a transubstanciação, momento em que a hóstia torna-se corpo de Cristo. ... Embora seja apelidada de “farinha sem glúten”, o trigo faz parte da receita, ainda que diminuto, o que não invalida as hóstias.

Por que a Eucaristia é redonda?

Lembrava a vitima que dera o seu sangue para salvar a humanidade. Chamou-se por isto, Hóstia a essa partícula de pão, delgada, redonda, que tem impresso em um dos seus lados um emblema religioso, geralmente uma cruz. Desde o século XII, a Hóstia tem a forma circular.

Porque só os padres bebem o vinho?

A tarefa de tomar o vinho consagrado ficou por conta da ministra da eucaristia, que não precisa dirigir depois da missa. ... "Não podemos mudar o que Jesus Cristo instituiu, a celebração com as espécies, com o pão e com o vinho", disse o padre Antônio Hoffmeister.

O que quer dizer consagrar o pão e o vinho?

Transubstanciação é a conjunção de duas palavras latinas: trans (além) e substantia (substância), e significa a mudança da substância do pão e do vinho na substância do Corpo e Sangue de Jesus Cristo no ato da consagração. Isto significa que esta doutrina defende e acredita na Presença Real de Cristo na Eucaristia.

O que é comunhão sob duas espécies?

Quando a Comunhão é dada sob as duas espécies: Nos casos em que a comunhão é distribuída sob as duas espécies, “o Sangue de Cristo pode ser bebido diretamente no cálice, por intinção, com a cânula ou com a colher.

O que é profanação das espécies sagradas?

Profanação ou sacrilégio é o acto de retirar a algo o seu carácter sagrado, ou o tratamento desrespeitoso a algo que é considerado sagrado por um indivíduo ou grupo de indivíduos.

Porque a Igreja católica não dá o vinho aos fiéis?

Pela tradição católica, o pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Cristo durante a missa, mas apenas se forem produzidos de acordo com as regras eclesiásticas. As orientações também valem para o vinho, que precisa ser feito do "fruto da vida puro, sem corrupções", diz o documento.

O que significa a palavra hóstia?

Significado de Hóstia substantivo feminino No catolicismo, disco pequeno e muito fino de pão sem fermento que, durante a celebração, é consagrado e oferecido aos fiéis. ... Etimologia (origem da palavra hóstia).

Quem fabrica a hostia?

Empresa chama Papa Francisco, produz 400 mil hóstias todos os meses para abastecer igrejas de Salvador e Camaçari e faz hóstia considerada "top" entre consumidores. O mistério da eucaristia tem como princípio básico a transformação.

Quando posso receber a hóstia?

2. Pode administrar-se a santíssima Eucaristia às crianças que se encontrem em perigo de morte, se puderem discernir o Corpo de Cristo do alimento comum e comungar com reverência.

Em que situações não se pode comungar?

Pecado mortal é pensar, desejar, dizer, fazer, ou omitir algo contra a lei de Deus em matéria grave, sabendo-o e querendo-o (ou seja é preciso matéria grave, conhecimento, e liberalidade). ...

Quem é divorciado pode comungar?

Por outro lado as pessoas casadas só no civil e divorciadas podem comungar. O divórcio civil não é um obstáculo para receber a comunhão. Por ser um ato civil, tudo o que faz, é conseguir um acordo sobre o resultados civis e legais do matrimônio (distribuição das propriedades, custódia dos filhos, etc).

Quem vive junto pode comungar?

Casais que Vivem Juntos (amasiados) não Podem Comungar e Estão em Pecado.