Qual era a importância das feitorias?

Qual era a importância das feitorias?

Elas foram importantes na exploração dos recursos naturais pois facilitavam a navegação de e para Portugal, forneciam uma base da qual partiam os exploradores para mapear os recursos e forneciam um ponto de comércio onde os nativos poderiam trocar produtos locais por produtos portugueses.

Qual foi a importância da tomada de Ceuta?

Resposta: A conquista da pequena ilha de Ceuta foi fundamental para estabelecer um porto intermediário sob o domínio português, de modo que os portugueses estabeleceram um domínio maior do Atlântico.

Quais eram as pessoas que viviam nas feitorias?

Morava um FEITOR quem dirigia a feitoria era nomeado pelo Rei ; alguns portugueses que ficavam dos navios ,para apanhar e depois vender em outra viagem papagaios ;araras ,macacos muito populares na Europa .

Qual a ideia que os portugueses tinham do território brasileiro?

Explicação: pensando por essa premissa, achegada de Cabral ao território Brasileiro representou o início de uma conquista. Seja ela pela terra, domínio, exploração e aculturamento dos povos que habitavam o continente;para colocar em andamento o seu processo colonizador.

Por que será que os portugueses queriam organizar o território do Brasil?

No pequeno trecho, fica fácil destacar que os portugueses recorriam aos indígenas para evitar a dominação de outros europeus e até para a obtenção de alimentos em um território ainda desconhecido.

O que os colonizadores buscavam no Brasil?

A colonização do Brasil aconteceu por volta do século XVI, por meio da expedição de Martim Afonso de Souza. O objetivo era manter o domínio das nossas terras sobre tudo o que havia sido encontrado, para que pessoas de outros países não tomassem posse do que havia sido descoberto.

Porque os portugueses não colonizaram o Brasil imediatamente?

Porque eles não encontraram de imediato oque eles queriam, que era o ouro, prata e nem pedras preciosas. O comércio com as especiarias da Índia ainda estava dando lucro.

Quais fatores impulsionaram o interesse de Portugal na colonização do Brasil?

A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. Sempre que ouvimos falar da colonização portuguesa na América, lembramos logo da colonização do Brasil.

Quais os fatores que contribuíram impulsionaram para a efetivação dos interesses lusos no Brasil?

Fatores que contribuíram para efetivação dos interesses lusos no Brasil foram a possibilidade de exploração do pau-brasil, recurso valorizado na Europa, juntamente com o sucesso na adaptação da cana-de-açúcar no território brasileiro.

Que fatos motivaram a colonização do Brasil?

O processo de colonização do Brasil foi conseqüência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Durante o século XV, os portugueses ocuparam regiões estratégicas da Ásia e da África que poderiam ser utilizadas como foco de expansão comercial.

Qual era o interesse dos colonizadores em explorar o Brasil?

Resposta: o grande interesse dos portugueses era a obtenção do ouro e esse metal precioso não seria fácil de achar, pois era preciso explorar a terra. Naquele momento, o comércio com as Índias era mais lucrativo e, por isso, tornou-se a prioridade portuguesa.

Qual a riqueza das terras brasileiras que os europeus tanto queriam?

A primeira riqueza explorada pelo europeu em terras brasileiras foi o pau-brasil (caesalpinia echinata),árvore que existia com relativa abundância em largas faixas da costa brasileira. ... Após a conquista do Brasil, tornava-se mais lucrativo extraí-lo diretamente de nossas matas litorâneas.

O que os europeus construíram nas terras brasileiras?

Os europeus foram responsáveis pela administração do projeto de colonização no Brasil, tendo sido responsáveis pela construção de fortes, estradas, pela fundação de cidades (organizadas de acordo com o modelo europeu), portos e igrejas.

Porque os portugueses queriam descobrir um novo caminho para as Índias?

Um dos fatores que mais contribuiu para que Portugal e Espanha descobrissem o caminho para as Índias foi a expansão marítima desenfreada e os interesses mercantilistas dos dois países. ... Dez anos depois, Vasco da Gama encontrou de forma definitiva o caminho que levava às Índias.

Por que os portugueses iniciaram a ocupação das terras brasileiras somente 30 anos após chegarem ao território?

Os primeiros trinta anos do domínio português no Brasil ( 1500-1530) é chamado de período pré–colonial,pois o governo português não traçou um plano de ocupação, limitou-se apenas a defendê-la contra invasões, principalmente francesas. O interesse pelo pau-brasil.

Porque os portugueses não se interessaram pelo Brasil até 1530?

Resposta. 1-) Depois de uma viagem de Vasco da Gama ás Índias em 1498, as especiarias orientais se tornaram a prioridade de Portugal. Então eles não se preocupavam em colonizar o Brasil, por isso que o sistema de feitoria ficou no Brasil até 1530 pois ele só servia para fornecer matéria prima para o Império Português.

Por que a colonização do Brasil só teve início em 1530?

Preocupado com a possibilidade real de invasão do Brasil por outras nações (holandeses, ingleses e franceses), o rei de Portugal Dom João III, que ficou conhecido como “o Colonizador”, resolveu enviar ao Brasil, em 1530, a primeira expedição com o objetivo de colonizar o litoral brasileiro.

Porque os portugueses resolveram colonizar o Brasil a partir de 1530?

Resposta. Resposta: Portugal começou sua colonização por razões econômicas e estratégicas. Por um lado as causas econômicas são devido ao declínio nos lucros no comércio com o Oriente e as possibilidades comerciais do Pau-Brasil, a casca da qual se produz um corante vermelho usado para tingir tecidos.

Por que os portugueses resolveram colonizar o Brasil depois de 30 anos de abandono da colônia?

Verificado por especialistas Portugal descobriu o Brasil em 1500 , e só colonizou em 1530 por descobrir o pau-brasil, ficou 30 anos no comércio de especiarias, depois viu que o pau-brasil estava dando muito lucro então veio pra cá e depois começou tudo veio as descobertas de metais preciosos,territórios e etc.

Porque Portugal não se interessou em colonizar o Brasil nos primeiros 30 anos?

Resposta. Porque inicialmente, os portugueses queriam apenas extrair as riquezas que aqui pudessem encontrar, ou seja, era apenas uma colônia de exploração, não havia nenhuma intenção de colonização, apenas de exploração...

Quando os portugueses resolveram colonizar o Brasil?

Por que a Coroa portuguesa decidiu colonizar suas terras na América somente em 1532, mais de 30 anos após a chegada de Cabral?