O que é globalização de forma resumida?

O que é globalização de forma resumida?

A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.

O que é a globalização explique?

2) A Globalização é um termo elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação.

Como a globalização se faz presente no nosso dia a dia?

na compra de um produto, quando compro um jogo e o manual é todo em inglês, quando consumo diversos tipos de coisas como: alimentação, etc; quando assisto Televisão; quando visto uma roupa etc...

O que é a globalização regionalizada?

É um tipo de globalização que para se implementar naquele local, precisa se adaptar aos aspectos econômicos, culturais, políticos etc, daquele determinado local.

Em que escala ocorre a globalização?

Para facilitar o entendimento, a globalização pode ser dividida em quatro fases: 1ª fase (séculos XV – XVIII): Grandes Navegações e Descobertas Marítimas – Revolução Industrial. 2ª fase (séculos XVIII a XX): Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo.

Qual é a relação entre a globalização e a regionalização?

Globalização seria os avanços tecnológicos, no transporte e na comunicação. Já a regionalização seria determinadas etnias e costumes, tradições, jeitos de comércio de determinada área. Um exemplo seria os blocos econômicos, como por exemplo o Mercosul, ele se torna globalizada e regionalizados entre si.

O que é a globalização da produção?

Globalização da produção é quando as empresas deixam de ser multinacionais e passam a ser transnacionais o que permite a distribuição das fases de produção de um determinado produto, por diversos países do mundo. Exemplo: um celular, que pode ser de origem Coreana, mas com peças da Noruega, EUA e a montagem na China.

Como é porque o processo de globalização tem afetado os meios de produção?

O processo de globalização tem afetado os meios de produção ao espalhar por diversos países o sistema de produção de uma empresa, com a administração em um país e as fábricas em outro, ou até mesmo outros, e isto ocorre pela necessidade de se manter competitivo no mercado internacional, de modo que as fábricas são " ...

O que é a globalização de serviços?

Os serviços tecnológicos são essenciais ao desenvolvimento dos países, nas suas dimensões econômica, social e ambiental. O seu provimento se dá, de modo articulado, entre agentes nacionais e seus congêneres internacionais, configurando um sistema global.

Qual o objetivo dos movimentos antiglobalização?

Os movimentos antiglobalização são heterogêneos, tendo focos de atuação diferentes. São considerados movimentos de cidadãos que lutam pela justiça e por uma política econômica e social mais igualitária, que possa reduzir as discrepâncias entre os povos do planeta.