Quais são os animais dos orixás?

Quais são os animais dos orixás?

Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé. Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim.

Como acender vela para mamãe Oxum?

Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.

Qual é a cor da vela da Mamãe Oxum?

Sua cor é o amarelo e ouro que demonstra toda a riqueza e abundância que Oxum traz consigo.

Pode acender vela para Oxum?

A vela de cor azul tanto pode ser acesa para Oxum como para Iemanjá, que aceita em seu ritual velas brancas. Por isso alguns Terreiros preferem usar as velas bicolores, nas cores azul e branca, para Iemanjá.

Qual é o dia da semana de Oxum?

Dia dos Orixás
20/01-Oxósse
26/07-Nanâ
16/08-Omulu
27/09-Cosme e Damião.
12/10Oxum

Para que serve a vela verde na macumba?

A cor verde, por seu equilíbrio vibratório, obtido pela junção das cores amarela e azul, vibra na frequência do Orixá Oxossi, o senhor das matas. Assim, uma vela de cor verde, acesa numa mata, que tem a cor verde, possui uma força vibratória muito forte, facilitando o trabalho de magia.

Quem são os filhos de Naná?

Nanã
Nanã Baruquê
SímboloIbiri
Cor(es)Roxa
Cônjuge(s)Oxalá
Filho(s)Omolu, Iroco, Oçânhim, Oxumarê, Ieuá

Qual é o Exu de Naná?

Nanã Burukú é o orixá dos mangues, do pântano, senhora da morte responsável pelos portais de entrada (reencarnação) e saída (desencarne) das almas. Nanã juntamente com Oxalá teve 4 filhos, os orixás, Omolú/Obaluaiê, Oxumarê, Ewá e Ossaim. Nanã é dona de um cajado, o ibiri.