Porque o equilíbrio termodinâmico é uma condição rara de acontecer na natureza?

Porque o equilíbrio termodinâmico é uma condição rara de acontecer na natureza?

Resposta. Resposta: Isso acontece pois é raro um sistema parar de ter interações com seu meio. Para isso acontecer o sistema deve ficar em equilíbrio mecânico, térmico e químico e na natureza os sistemas estão quase sempre interagindo entre si.

Quando o sistema atinge o equilíbrio térmico o que acontece com a transferência de energia?

Resposta. Dois sistemas atingem o equilíbrio térmico quando adquirem temperaturas iguais. A transferência de energia acontece do mais quente para o mais frio.

Quando ocorre o equilíbrio termodinâmico?

O equilíbrio térmico ocorre quando os componentes de um sistema termodinâmico transferem calor entre si, sempre no sentido do corpo mais quente para o corpo mais frio, até que sua temperatura seja equilibrada. Para que ocorra o equilíbrio térmico, é necessário que os corpos estejam em contato térmico.

Como a física explica o equilíbrio termico?

Resposta. Esse fenômeno que se denomina equilíbrio térmico,ele acontece quando um corpo de maior temperatura transmite calor para um de menor temperatura e quando os dois corpos atingem a mesma temperatura ficam em equilíbrio entre si.

Quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato aquele que tem temperatura mais alta transfere energia térmica para o que está mais frio até que a temperatura se equilibre?

Resposta. Isso se chama equilíbrio térmico, quando um corpo com maior temperatura (mais calor/cinética) encosta em outro corpo com menor temperatura (menos calor/cinética), há transferência de calor/energia do corpo com maior temperatura para o de menor.

Para que possa haver transferência de energia na forma de calor entre dois corpos em contato?

A transferência de calor de um corpo para outro ocorre mediante a diferença de temperatura entre eles. Assim, o calor flui do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura, observe a figura abaixo: Não pare agora...