O que é balanço de energia da Terra?

O que é balanço de energia da Terra?

Balanço energético - também chamado de balanço radiativo - é um termo usado na climatologia para indicar a quantidade de energia (ε) que entra em nosso planeta, em relação à quantidade de energia que deixa a atmosfera, rumo ao espaço, seguindo o que fora proposto por Isaac Newton em sua Lei da conservação da energia.

Qual a diferença entre balanço de radiação e balanço de energia?

→ O balanço de energia envolve utilização da radiação e trocas térmicas; → O balanço de radiação solar é composto por ondas longas e curtas que se distribuem na atmosfera e na superfície terrestre; → O uso do saldo-radiômetro ou estimação por cálculos determina o saldo de radiação ou radiação líquida de uma superfície.

O que é o balanço da radiação?

O saldo de radiação, um dos componentes do balanço de energia, representa a energia disponível na superfície aos processos de aquecimento do ar e do solo, à fotossíntese e como calor latente.

O que é balanço de ondas curtas?

A determinação e o entendimento do Balanço de Ondas Curtas (BOC) na interface biosfera-atmosfera é fundamental para se entender os principais processos de ordem física, química e biológica na superfície terrestre.

O que é balanço de radiação e qual a sua importância?

Uma das formas de acompanhar o trânsito dessa energia é por meio do balanço de radiação, que, ao retratar o modo como os vários componentes do sistema interagem com a energia que nele trafega ao longo do ano, explica como se dá o aquecimento da Troposfera.

O que é o albedo?

Albedo é a medida de refletividade de uma superfície; ela indica a capacidade de absorção dos raios solares pelo planeta Terra. ... A medida varia de zero (absorção total de um corpo negro) a um (reflexão total de um corpo refletor), extremos teóricos inexistentes na natureza.

O que são ondas curtas e longas?

A origem da designação "ondas curtas" está associada com a comparação do seu "comprimento de onda", da ordem de dezenas de metros (sendo por isso também chamadas ondas decamétricas), com o comprimento de onda de outras radiações eletromagnéticas, mais longas, como as ondas médias (ondas hectométricas) e longas (ondas ...

O que é radiação líquida?

Radiação líquida é o equilíbrio entre a entrada e saída de radiação de ambientes exteriores. O sensor mede o equilíbrio entre radiação solar e infravermelha.

Qual o problema associado a emissão de ondas longas pela terra?

água e dióxido de carbono existentes na atmosfera. Da radiação emitida pelo Globo terrestre a parte sólida da terra, cerca de 90% é absorvida pela atmosfera,que irradia cerca de 80% de novo para o solo. Deste modo, a atmosfera atua como uma cobertura ou como o vidro de uma estufa, e daí o chamado efeito estufa.

O que acontece quando a radiação penetra na atmosfera?

Ela faz com que,a Terra aqueça,causando desastre naturais,como mudanca do clima e derretimento das geleiras.

Que tipos de ondas emitidas pelo Sol chegam à terra?

(Veja: Radiação Ultravioleta). A radiação infravermelha equivale a 49% da energia emitida pelo Sol, e seu comprimento de onda é maior do que o da luz. Também não é percebida pelo ser humano. Tem pouca energia e só produz agitação térmica, isto é, esquenta os corpos a ela expostos.

Quais gases são eficientes por manter a terra aquecida?

A importância do vapor d'água e dióxido de carbono em manter a atmosfera aquecida é bem conhecida em regiões montanhosas. ... As nuvens, assim como o vapor d'água e o , são bons absorvedores de radiação infravermelha (terrestre) e tem papel importante em manter a superfície da Terra aquecida, especialmente à noite.

Que atitudes podemos tomar para diminuir o aquecimento global?

5 atitudes sustentáveis para combater o aquecimento global

  • 1 - Reduza a geração de resíduos. ...
  • 2 - Economize luz e água com novos hábitos. ...
  • 3 - Apoie os alimentos agroecológicos. ...
  • 4 - Faça trechos menores a pé ...
  • 5 - Invista no que você acredita.

Que medidas estão sendo tomadas contra o aumento do efeito estufa?

Resposta. Diminui a emissão gases poluentes dos combustíveis fosseis. investimento energia limpa e renovável bio-diesel, energia sola, diminuição do desmatamento, uso mais racional dos recursos em geram.

Como a Terra perde calor?

Ou seja, não é verdade que a Terra somente receba energia na forma de radiação pois ela também PERDE energia na forma de radiação infravermelha ou radiação térmica. Assim sendo, acaba por haver um equilíbrio entre a radiação efetivamente absorvida e a radiação reemitida na faixa de infravermelho.

Como o planeta Terra é aquecido?

A atmosfera da Terra é constituída de gases que permitem a passagem da radiação solar, e absorvem grande parte do calor (a radiação infravermelha térmica), emitido pela superfície aquecida da Terra. Esta propriedade é conhecida como efeito estufa.

O que aquece a Terra?

A terra absorve a radiação solar durante o dia, a retem como calor e este calor é refletetdo à noite como radiação de ondas longas( infra vermelha). A radiação (calor) refletida pela terra é então absorvida pelo vapor d'agua e gás carbônico contidos na atmosfera. Isto aquece o ar e nos dá conforto térmico.

O que aconteceria se a temperatura média da Terra aumentasse?

Muitos dos ecossistemas de nosso planeta estão sob risco de mudanças radicais que podem matar os biomas naturais. Com um aumento da temperatura global do planeta em 2°C, cerca de 13% da terra, da tundra às florestas, sofreriam com essas mudanças, significando desequilíbrios irreversíveis em suas floras e faunas.

O que acontece quando a temperatura da Terra aumenta?

A principal consequência, até agora, parece ser a alteração na atmosfera da Terra. ... O aumento da temperatura da Terra tende a provocar o aumento do nível dos oceanos porque o calor irá provocar a expansão térmica das moléculas de água.

O que acontecerá com os polos se a temperatura da Terra esquentar muito?

Uma das consequências mais drásticas do aquecimento global é o derretimento pouco a pouco das calotas polares, camadas de gelo que cobrem os polos Sul e Norte (pontos extremos da superfície terrestre).

Qual é a temperatura da superfície do planeta Terra?

15ºC