O que é a metafísica moderna?

O que é a metafísica moderna?

A metafísica na modernidade se preocupava, sobretudo, com a fundamentação segura das formas de conhecimento, tendo sido o debate nesta área da filosofia marcado pela ascensão dos modelos do racionalismo e do empirismo.

Quais são as substâncias estudadas pela metafísica moderna?

Descartes enumera 4 regras para se chegar ao conhecimento seguro: Evidência, Análise, Ordem e Enumeração.

Quais são as ideias centrais da metafísica moderna?

A metafisica estuda os pricipios da realidade para além das ciências.... já na época moderna podemos destacar os estudos da matemática e filosofia...as principais questôes levantadas e analisadas pelas metafisica sâo, o que é parte mais central da filosofia que busca o principal e as causas fundamentais de tudo.

Quais são as principais características da filosofia moderna?

A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.

Quais os principais problemas Filosoficos da filosofia contemporânea?

Principais Problemas O existencialismo de Jean Paul Sartre, que tem a liberdade, a existência metafísica e as condições de existência dos seres como suas maiores preocupações e base de pensamento e construções filosóficas. O surgimento da Psicanálise, tendo em Sigmund Freud seu maior expoente.

Quais são as 3 divisões clássicas da filosofia moderna?

No período moderno a filosofia passou a ter uma divisão melhor de seu foco de estudo....São eles:

  • Filosofia do Renascimento.
  • Filosofia do século XVII.
  • Filosofia do século XVIII.
  • Filosofia do século XIX.

Qual é a divisão da Filosofia?

Ética: trata do certo e do errado, do bem e do mal. Filosofia da arte ou estética: trata do belo. Lógica: trata da preservação da verdade e dos modos de se evitar a inferência e raciocínio inválidos. Metafísica: trata de questões como a existência de Deus, a natureza da mente humana, o livre-arbítrio entre outras.

Quais são os principais períodos da Filosofia?

Lembre-se que a filosofia está dividida didaticamente em 4 períodos:

  • Filosofia Antiga.
  • Filosofia Medieval.
  • Filosofia Moderna.
  • Filosofia Contemporânea.