O que é um documento de classe?

O que é um documento de classe?

Reconhecido por lei federal como documento de identidade, é válido em todo o território nacional e pode substituir o RG tradicional. ... Para tirar o documento, o profissional deve seguir as regras determinadas pela entidade de classe de sua profissão — como sindicatos, conselhos e ordens.

O que é uma entidade representativa?

Atualmente as mesmas recebem os seguintes nomes: Conjunto CFESS-CRESS (Conselho Federal e Conselhos Regionais de Serviço Social), ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) e, ENESSO (Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social). ...

Qual o papel de uma entidade de classe?

Qual o papel das entidades de classe? O principal papel das entidades de classe é defender os interesses e direitos de seus trabalhadores e da sociedade. Dessa forma, a entidade tem o dever de integrar os profissionais associados e ampará-los nos privilégios a que têm direito.

Qual é a diferença entre sindicato e associação?

Diferenças entre sindicato e associação: Os sindicatos têm um viés de representação política da categoria que representa. Já as associações têm viés de cunho cultural, esportivo, artístico, sem uma competência LEGAL para representação da categoria, mas tão somente de associados a ela.

O que é uma entidade profissional?

São entidades profissionais o CREA (Engenharia, Arquitetura e Agronomia), OAB (Advogados), CRQ (Químicos), CRA (Administradores) etc. Já os Sindicatos e Associações são as denominadas Entidades de Classe, ou seja, representam determinadas classes de trabalhadores a fim de conquistar direitos e vantagens.

Qual é o conceito de entidade?

Entidade é um substantivo feminino que significa individualidade, ser, é aquilo que constitui a essência de algo. É tudo quanto existe ou pode existir, de forma real ou imaginária. Entidade é uma sociedade, que dirige as atividades de uma classe.

O que é conselho profissional competente?

I da Lei 8.

O que é um conselho de classe profissional?

Os Conselhos de classes profissionais são organizações criadas com a finalidade de regulamentar as profissões que representam. Por exemplo, o Conselho Federal de Administração (CFA) é o órgão que define as regras para o exercício da profissão de administrador.

Qual o papel do Conselho de Classe Profissional?

Conselhos defendem e disciplinam o exercício profissional, representando, em juízo e fora dele, os interesses gerais e individuais dos profissionais, visando assegurar a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Qual é a principal instância de atuação profissional?

Dentre as instâncias de atuação profissional, nas quais se preservam elementos constitutivos essenciais da pessoa humana, estão a família e o trabalho. Estas instâncias, segundo Ferreira, seriam o “esteio moral” que garantiria a obediência aos “verdadeiros valores” da sociedade.

Qual foi a influência do tomismo no serviço social?

A presença do neotomismo no Serviço Social marca profundamente a profissão desde a fundação da primeira escola de Serviço Social no Brasil. ... Toda a visão de homem e de sociedade adotada na profissão se dará a partir da visão católica, tendo como sustentação filosófica o neotomismo.

O que é conselho profissional e número de registro?

É a inscrição do Bacharel em Administração no CRA, o que habilita para o exercício legal da profissão de Administrador. ... Para o profissional tornar-se um Administrador, e assim poder atuar em todas as áreas da Administração, é obrigatório o registro no Conselho Regional de Administração.

Qual a influência da Igreja Católica no surgimento do serviço social?

O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época.

Qual a relação entre serviço social e religião?

A relação da Religião com o Serviço Social se dá devido ao fato de que o Serviço Social, desde sua gênese, tem como pressuposto atender às demandas e necessidades sociais que se instauram na sociedade de forma mais acentuada com a ascenção da sociedade capitalista.

Como era o serviço social antigamente?

A acção do Serviço Social foi sendo desenvolvida maioritariamente com base em pressupostos de regulação, normalização e moralização da classe burguesa em relação à classe operária, ou seja, acreditava-se que as “questões sociais” que derivavam da Revolução Industrial, colocavam em causa a ordem social e o modo de vida ...

Onde os assistentes sociais podem trabalhar?

Você pode encontrar assistentes sociais trabalhando em ministérios, autarquias, prefeituras, governos estaduais, em empresas privadas, hospitais, escolas, creches, unidades de saúde, centros de convivência, movimentos sociais em defesa dos direitos da mulher, da classe trabalhadora, da pessoa idosa, de crianças e ...

Em que ano o serviço social se tornou profissão?

Assim, embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei no. 3252 de 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais.