Qual é a diferença entre competências e atribuições privativas do serviço social?

Qual é a diferença entre competências e atribuições privativas do serviço social?

Assim, as atribuições privativas são aquelas que se referem diretamente à profissão, como a atribuição privativa de coordenar cursos, bem como equipes de Serviço Social nas instituições públicas e privadas. E competências são aquelas ações que os(as) assistentes podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.

O que são atribuições privativas do assistente social?

Orientar, informar e esclarecer a população quanto às atividades do assisten- te social, suas competências e atribuições profissionais, bem como os direitos dos usuários em relação ao Serviço Social, utilizando-se dos instrumentos de publicização da profissão, produzidos pelo conjunto CFESS/CRESS.

Quais são as atribuições de uma assistente social?

Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.

Quais as competências e atribuições do assistente social?

São competências do assistente social, que a Lei de Regulamentação reconhece: implementar, planejar e avaliar políticas sociais. Mais uma vez se coloca a mediação da política, donde a importância de se problematizar o modelo de política social que se configura como espaço sócio-profissional dos assistentes sociais.

O que compete ao assistente social?

Compete ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior, o exercício das seguintes atribuições: I - orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício da profissão de Assistente Social, em conjunto com o CRESS; II - assessorar os CRESS sempre que se ...

São atribuições do assistente social na educação?

O assistente social é o responsável por orientar os diretores, coordenadores, professores, pais e alunos a seguirem e cumprirem um papel social importante para a escola, respeitando e entendendo os direitos que cada um possui e suas responsabilidades no meio educacional, tornando a família e a escola mais próximas, ...

Qual o papel do assistente social frente às políticas públicas?

Resumo: O assistente social é um dos profissionais requisitados a atuar na gestão das políticas públicas. Trata-se de um dos campos profissionais onde exerce função de planejamento e avaliação de programas, projetos e serviços das políticas públicas. ... Gestão de políticas públicas.

Qual a importância da visita domiciliar para o assistente social?

A visita domiciliar é um instrumento técnico-metodológico utilizado pelo assistente social que facilita a aproximação do profissional à realidade do usuário. ... A intervenção e o estudo social no lócus proporcionam uma coleta de dados mais eficaz.

Como fazer a visita domiciliar?

Executando. Durante a execução da visita domiciliar deve-se desenvolver técnicas como o acolhimento, a observação e a entrevista. Além disso, é aconselhável que essa conversação disponha de criatividade, questionamentos e reflexões que gerem processos sociais educativos.

Como relatar uma visita domiciliar?

Dados a Serem Coletados Antes da Visita Domiciliar Data da realização da Visita Domiciliar. Número da equipe e da microárea. Nome e profissão do técnico que realizará a visita. Registrar o nome do usuário que é o alvo principal da VD ou do chefe da família quando se tratar do cadastramento familiar.

Como fazer uma boa visita domiciliar?

Durante a visita domiciliar devemos seguir alguns critérios para alçarmos os objetivos da VD, a seguir: Atender as prioridades traçadas; Usar linguagem clara; Não fornecer dados pessoais; Permitir que a família fale dos seus problemas; Prestar assistência sem ferir os princípios científicos; Observar o ambiente e ...