Vai começar ou irá começar?

Vai começar ou irá começar?

As duas formas – irá e vai – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes pessoas/tempos gramaticais. Irá é a terceira pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo.

Fez é um verbo?

Devido às alterações que apresenta no radical e nas terminações quando conjugado, o verbo fazer é um verbo extremamente irregular. Em alguns tempos verbais, o radical faz- transforma-se em fiz-, em faç- ou em far-: eles fizeram, que ele faça, eu farei,... Apresenta-se com o verbo impessoal, sendo conjugado apenas na 3.

Quando o verbo fazer é de ligação?

Os verbos de ligação, também chamados de copulativos, têm a função de ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). ... Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

Como saber se o verbo indica ação ou estado?

Os verbos de estado são ínfimos perto dos de ação. ... São os verbos de ligação em análise sintática, ou seja, caracterizam a pessoa da qual você está falando: estar e ser são os principais, mas tem aqueles que são pegadinha, como "andar", que pode ser o ato de andar ou então significar que a pessoa tem estado de um jeito.