O que Platão quis dizer ao afirmar que a razão é capaz de gerar conhecimento Mas a sensação não?

O que Platão quis dizer ao afirmar que a razão é capaz de gerar conhecimento Mas a sensação não?

Dessa maneira, para Platão as sensações podem nos confundir e induzir ao erro, sendo somente a razão a responsável pela formação do conhecimento. RESPOSTA CORRETA:D. Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.

Qual a crítica de Parmênides quanto ao uso dos sentidos para a aquisição do verdadeiro conhecimento?

A resposta de Parmênides foi que o não ser, que permitia o erro e a mentira, era apenas uma ilusão causada pela opinião e pelos sentidos. ... Essa essência é fixa, eterna e imutável, e as mudanças que percebemos nas coisas são, na realidade, fruto de nossos sentidos enganosos.

Qual é o papel dos cinco sentidos para formar o conhecimento que temos da realidade?

Os cinco sentidos são importantes para o desenvolvimento da ideia de realidade, porém, o conhecimento da verdade só será estabelecido através do conhecimento da verdade intrínseca. ... Porém, para conhecermos a verdade, deveríamos sair desta caverna e desenvolver habilidades racionais, que vão além dos 5 sentidos.

O que você acha do pensamento de Heráclito e Parmênides concorda com algum deles?

Duas concepções dominaram o pensamento filosófico durante bastante tempo: por um lado, as ideias de Parmênides e, por outro, o pensamento de Heráclito. Heráclito defendia a ideia de um mundo contínuo, enquanto Parmênides definia um ser único, um ser imóvel.

Como Heráclito entendia a relação existente entre a realidade e as mudanças?

Resposta. O que Heráclito quer dizer é que precisamos ver como a realidade se ALTERA constantemente, como a água de um rio que se altera, como um vegetal qualquer que cresce e se desenvolve, e até o próprio homem, que cresce, e se desenvolve, se transforma, ou seja, sofre alterações a cada instante.

Qual o nome do filósofo que criou o termo filosofia e o que significa a palavra?

Assim começou a famosa busca pelo saber. Tanto é que a palavra Filosofia, cuja origem é atribuída a Pitágoras, é a junção de “philo” (amizade ou amor fraterno) e “sophia” (sabedoria). Ou seja, a palavra, em seu sentido literal, significa amor pelo saber.

Quem foi o fundador da Escola Eleática?

Escola eleata: surgida na cidade grega de Eleia, onde hoje também se situa parte do sul da Itália, teve como principais representantes Parmênides e seu discípulo, Zenão de Eleia.

Por que Anaximandro discorda de Tales?

As observações da natureza de Anaximandro fizeram com que o pensador, ao contrário de Tales, não apresentasse uma teoria cosmológica fundada em um elemento definido e palpável, mas entendesse que existia uma complexa relação no Universo que daria origem a este. A essa relação elementar, ele chamou ápeiron.