Qual a quantidade de calor que devemos fornecer a 100g de gelo?

Qual a quantidade de calor que devemos fornecer a 100g de gelo?

Deseja-se transformar 100g de gelo a -20°C em água a 30°C. Sabe-se que o calor específico do gelo vale 0,50 cal/g°C e o da água, 1,0 cal/g°C, e que o calor latente de fusão do gelo vale 80 cal/g.

Como calcular a quantidade de calor sensível?

Calor Sensível

  1. Exemplo: Aquecimento de uma barra de metal.
  2. Q = m . c . ...
  3. Q: quantidade de calor sensível (cal ou J) m: massa do corpo (g ou Kg) ...
  4. Obs: Para calcular o calor sensível temos que saber o calor específico que varia em cada substância.
  5. Q = m . L.
  6. Q: quantidade de calor (cal ou J) m: massa (g ou Kg) ...
  7. 1. ( ...
  8. 2. (

O que significa em termos Fenomenológicos dizer que uma substância a tem calor específico maior do que o de uma substância B?

Essa grandeza indica o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor. Então, uma substância com alto calor específico não varia a sua temperatura com facilidade, exemplo, a água. ... A água dos oceanos nos pólos só congela na parte superior e não dentro da água.

O que significa afirmar que a água possui um elevado calor específico?

Isso acontece porque a água é capaz de absorver o calor do papel. ... Calor específico: é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura.

Qual é a diferença fundamental entre o calor específico?

Calor especifico está relacionado a 1 grama do material. Já capacidade termica tem relacao com a massa do material em questao. O calor especifico da agua nunca muda. Porem 1 kg de agua tem uma capacidade termica maior do que 100 gramas de agua.