Quando o trabalhador tem direito ao vale-transporte?

Quando o trabalhador tem direito ao vale-transporte?

Todo e qualquer funcionário tem direito a receber o vale-transporte, incluindo domésticos e temporários. Em contrapartida, o empregador, tanto pessoa física quanto pessoa jurídica, deve providenciar o seu fornecimento.

Quando tem direito a Vale-transporte?

Em 1987, a lei federal n° 7.

Quem tem direito a vale combustível?

O vale-combustível é uma forma de benefício oferecida ao funcionário que utiliza carros particulares para se locomover até a empresa. Ele também pode ser usado como uma forma de controlar os gastos com combustível nas frotas corporativas.

Como funciona o vale combustível?

O vale combustível é um valor que a empresa fornece ao colaborador antes de um possível gasto, diferente do reembolso. Dessa forma, ao invés de o funcionário pagar o valor gasto e depois a empresa o reembolsar, ela já concede esse benefício de antemão. Esse valor pode vir na forma de um cartão ou de um ticket.

Pode ser descontado 6% vale combustível?

Na utilização do vale-combustível a regra é um pouco diferente, pois de acordo com a lei, a empresa não pode descontar o 6% sobre a remuneração do colaborador.

Qual valor do auxílio combustível?

Sendo descontado do trabalhador, todo mês, 6% do seu salário fixo. Entretanto, nem todos os funcionários utilizam transportes públicos para se deslocar. Por isso, algumas empresas buscam respeitar a individualidade de cada trabalhador, oferecendo a opção de substituir o auxílio transporte pelo vale combustível.

O que é auxílio combustível?

De acordo com a Lei 7.

Como deve ser feito o pagamento de Vale-transporte?

3. Como o vale-transporte é pago? Segundo o artigo 5° do Decreto o valor não deve ser pago em dinheiro, a não ser que haja falta ou insuficiência no estoque de vales. Contudo, o pagamento em dinheiro é permitido se for previsto em uma convenção ou um acordo coletivo.

Como funciona o pagamento do Vale-transporte no home office?

Segundo Mascaro Nascimento, o empregado em home office tem os mesmos direitos que o empregado presencial. "O único benefício que não receberá é o vale-transporte, que está condicionado ao deslocamento até a empresa. Todos os outros são devidos, inclusive o tíquete refeição", diz.

Quem trabalha home office tem direito a Vale-transporte?

Vale-Transporte em Home Office O texto é claro em sua explicação: Vale-transporte é um benefício para uso exclusivo no trajeto casa x trabalho e vice-versa. Em casos de home office, como o colaborador já está em casa, a empresa fica desobrigada a pagar o benefício.

Quem arca com os custos do home office?

Esse princípio assegura que o empregador tem a obrigação de custear as despesas de seu negócio. Ou seja, tanto no modelo convencional, quanto no trabalho home office a empresa arca com os gastos que o colaborador passe a ter a fim de desempenhar sua atividade profissional.

Quais as regras para trabalho home office?

Em período de home office, o vale-transporte precisa ser disponibilizado frente à necessidade de deslocamento para empresa (participação em reuniões ou para alguma outra atividade). Já o vale-alimentação deve ser mantido se for pago por obrigação prevista em norma sindical, e não houver nenhuma previsão contrária.

Como funciona o contrato de trabalho home office?

A CLT considera home office todo trabalho que não é exercido nas dependências oferecidas pelo empregador, mas realizado através das tecnologias de informação e comunicação diretamente da própria casa do contratado ou outro espaço alternativo, mediante acordos entre as partes exigidas e garantia de todos os direitos de ...

O que é que é o teletrabalho?

O Teletrabalho sendo o trabalho exercido total ou parcialmente distante da empresa de forma telemática diferencia-se do trabalho em domicílio. ... Deste modo, o conceito mais inteligível de teletrabalho consiste no trabalho realizado à distância, feito através do manejo de tecnologias da informação e de comunicação.