Qual o significado de genes alelos?

Qual o significado de genes alelos?

Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.

O que são genes alelos homozigotos?

Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.

Qual a diferença entre genes e alelos?

Um gene é uma parte do DNA ou RNA que controla determinada característica, como a cor da pele ou dos olhos, já o alelo é a variação específica do gene, que vai determinar como essa característica irá se expressar no indivíduo.

O que são genes e o que são alelos Brainly?

Resposta. Resposta: Os alelos são genes que se encontram na mesma posição, em cromossomos homólogos, e que são responsáveis por determinar uma mesma característica. Por exemplo, em determinado par de cromossomos homólogos humanos está o par de genes alelos responsável pela cor do olho.

Quais são os alelos iguais?

Como cada célula possui dois alelos iguais, todos os gametas de um indivíduo homozigoto são iguais. Considerando, por exemplo, o alelo A para indicar a produção de melanina em seres humanos e o alelo a para indicar a ausência de produção, podemos representar os indivíduos homozigotos como AA ou aa.

Quando os alelos são iguais dizemos que estão em?

Quando um indivíduo possui os dois alelos iguais, dizemos que ele é homozigoto (ex.: BB e bb); já quando ele apresenta alelos diferentes (ex.: Bb), dizemos que ele é heterozigoto.

O que é Heterozigose?

Significado de Heterozigose substantivo feminino [Genética] Estado, característica ou condição de heterozigoto; condição do indivíduo cujos genes e/ou alelos se apresentam de maneira diferente. Etimologia (origem da palavra heterozigose). Hetero + zigose.

O que é genótipo fenótipo?

Genótipo e fenótipo são dois conceitos em Genética que estão interligados. O genótipo determina o fenótipo, e o fenótipo é a expressão do genótipo.

Quais são os fenótipos possíveis para essa característica?

Verificado por especialistas. Para a textura das sementes, os fenótipos possíveis são lisa ou rugosa. De acordo com a experimentação feita por Mendel, o caráter liso é dominante e o caráter rugoso é recessivo.

Quais os genótipos das pessoas de pigmentação normal?

Pessoas com genótipo (aa) são albinas, com pele, cabelos e olhos muito claros, em virtude da ausência do pigmento melanina. Pessoas com pelo menos um alelo A no genótipo (AA e Aa) têm pigmentação normal.

Quando falamos que um indivíduo é AA ou heterozigoto para determinada característica estamos falando de fenótipo ou genótipo?

Resposta. Resposta: Nos cruzamentos genéticos, as combinações alélicas que traduzem os fenótipos são chamadas de genótipos, e assim, as designações aa, Aa e AA representam os genótipos.

Qual fator influencia mais para promover o aparecimento do câncer de pele o genótipo ou o fenótipo comportamento )? Explique?

Resposta. o Fenótipo, pois o câncer de pele não é hereditário, ou seja, não se passa de pais para filhos...