Quais são as 3 gerações do Romantismo brasileiro?

Quais são as 3 gerações do Romantismo brasileiro?

A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".

Por que o romantismo é dividido em gerações?

A primeira geração levou o nome de ultrassentimental porque levava os sentimentos ao extremo, falando de temas como a morte e a loucura. Deixando de lado o sentimentalismo, a segunda geração focava em retratar em suas obras as condições miseráveis em que a população se encontrava.

O que foi a terceira geração romântica?

A Terceira Geração Romântica no Brasil é o período que corresponde de 1870 a 1880. Conhecida como "Geração Condoreira", uma vez que esteve marcada pela liberdade e uma visão mais ampla, características da ave que habita a Cordilheira dos Andes: Condor.

Quais foram os escritores do Romantismo que tiveram maior destaque?

Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.

Como se chama uma das obras mais famosas de Castro Alves?

Considerado como a última grande voz da poesia do romantismo, Castro Alves, apesar de ter morrido muito jovem, aos 24 anos, deixou uma obra significativa: As espumas flutuantes (1870); A cachoeira de Paulo Afonso (1876); Os escravos (1883);

Qual foi o poema mais famoso de Castro Alves?

O Navio Negreiro

Quem era o grande amor de Castro Alves?

Nessa época, Castro Alves inicia um intenso caso de amor com Eugênia Câmara, dez anos mais velha que ele. ... Em 1870 volta para Salvador onde publica Espumas Flutuantes, único livro editado em vida, onde apresenta uma poesia lírica, exaltando o amor sensual e a natureza, como no poema Boa Noite.

Qual era a formação de Castro Alves?

Universidade de São Paulo

Qual a data de nascimento de Castro Alves?

14 de março de 1847

Quais os poemas de Castro Alves?

12 grandes poemas de Castro Alves

  • O navio negreiro (trecho) 'Stamos em pleno mar... ...
  • Ode ao dois de julho (trecho) recitado no Teatro de S.Paulo. ...
  • Canção do africano (trecho) Lá na úmida senzala, ...
  • O livro e a América (trecho) Talhado para as grandezas, ...
  • Pedro Ivo (trecho) República!... ...
  • O gondoleiro do amor. ...
  • Adormecida (trecho) ...
  • Onde estás (trecho)