O que aconteceu no ano de 1990?

O que aconteceu no ano de 1990?

Visão geral. Os anos 90 iniciaram com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e da Internet.

O que aconteceu de importante no Brasil em 1990?

Eventos. 28 de fevereiro: A Mocidade Independente de Padre Miguel é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 1990. 15 de março: Fernando Collor de Mello toma posse como o 32° presidente do Brasil e torna-se o presidente mais jovem da história brasileira.

Como era a cultura nos anos 90?

Dando continuidade à tendência da música eletrônica iniciada nos anos 80, os anos 90 contou com uma explosão de músicos pop, além de resgatar o antigo conceito de grupos femininos e masculinos que cantavam, dançavam e realizavam performances eletrizantes.

Quando foi a década de 90?

Janu 1990s/Start dates

O que aconteceu em julho de 1990?

Julho. 1 de julho — Reunificação da Alemanha: a Alemanha Oriental aceita o marco alemão como sua moeda, unindo assim as economias da Alemanha Oriental e Ocidental.

Quais foram os principais acontecimentos da política brasileira na década de 1990?

Palavras-chave: ajuste fiscal, dívida pública, déficit público, privatização. O Plano Real e a estabilização das taxas de inflação foram, sem dúvida, os principais eventos na seara econômica no decorrer da década de 90.

O que aconteceu em dezembro de 1990?

- Em 1990 ocorre a reunificação da Alemanha. - Em 31 de dezembro de 1991, a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas deixa de existir). - Em 25 de setembro de 1992, o Congresso Nacional aprova o impeachment do presidente Fernando Collor.

O que aconteceu na década de 80 no Brasil?

A década de 80 no Brasil foi um período de significativas mudanças e de novos ordenamentos no quadro político da nossa sociedade. O início do processo de abertura política, após longo período de ditadura militar, possibilitou o surgimento de novas organizações da sociedade civil e da sociedade política.

O que foi a música nos anos 90?

Mas para a alegria de todos, no final dos anos 90, o gênero começou a se massificar para o mundo com sucessos de bandas já existentes, mas que “repaginaram” um pouco o som e o visual. ... Os anos 90 acabaram, muitas bandas também, outras continuaram, muitos se foram, outros surgiram e alguns ressurgiram.

Como era a cultura na década de 80?

Na década de 1980, o Brasil se despedia de um longo período de ditadura militar. O sentimento de liberdade, após décadas de repressão, refletia-se na cultura e na música. Nesse contexto, o rock brasileiro ganhou destaque, despontando artistas como Cazuza (foto), Renato Russo, Marina Lima e a banda Blitz.

Quem nasceu na década de 90?

Geração Z (também conhecida por Gen Z, iGeneration, Plurais ou Centennial) é geração de pessoas que nasceu entre o começo dos anos 90 e o fim da primeira década do século XXI (2010).

O que aconteceu na década de 80?

A década de 80 no Brasil foi um período de significativas mudanças e de novos ordenamentos no quadro político da nossa sociedade. O início do processo de abertura política, após longo período de ditadura militar, possibilitou o surgimento de novas organizações da sociedade civil e da sociedade política.

Qual é o século de 1990?

século XX 1990 (MCMXC, na numeração romana) foi um ano comum do século XX que começou numa Segunda-feira, segundo o calendário gregoriano.

O que aconteceu no ano de 1940?

Nesta década, foi criado o primeiro computador, o ENIAC, assim como também o primeiro helicóptero de carga e o primeiro transístor. Foram também estabelecidos a ONU, a OTAN, o FMI e o Banco Mundial. ... O estilo de música mais popular durante a década de 1940 foi o Swing, que prevaleceu durante a Segunda Guerra Mundial.

O que marcou a economia brasileira na década de 1990?

Alguns fatos relevantes da economia brasileira nos anos 90 foram: Plano Collor; Criação da Organização Mundial do Comércio; ... O movimento de fusões e aquisições, como também a entrada de empresas estrangeiras na economia, foram fatores bem evidentes deste período.

Qual foi a política econômica adotada na década de 90?

A década de 90 se inicia com o Plano Collor, que se utilizou da sistemática de bloqueio de ativos financeiros poupados para controle inflacionário, agravando mais ainda a já problemática incerteza sobre os rumos da economia brasileira.

Quem nasceu em 1990 e de que século?

século XX 1990 (MCMXC, na numeração romana) foi um ano comum do século XX que começou numa Segunda-feira, segundo o calendário gregoriano.

O que ocorreu na década de 80?

Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica e da moda colorida e futurista. Nesta época, a new wave e o synth-pop se tornaram gêneros musicais mais populares, assim como toda a estrutura da dance music. ... Michael Jackson foi definitivamente o maior ícone da década de 1980.

Como era a música brasileira nos anos 90?

Realmente, o que mais marcou a música midiática na década de 90, foram o axé, o pagode e o sertanejo.

Como era o cenário musical na década de 90 no Brasil?

Do punk desbocado dos Raimundos ao coro retumbante da Nação Zumbi com o manguebeat. Os muitas vezes subestimados anos 90 foram um período bastante intenso para o cenário musical tupiniquim. ... O ousado grupo carioca fazia uma mistura muito bem trabalhada de rap, samba, punk rock e mais o que você quisesse.

Mais tópicos