Qual o conceito de literatura Brainly?

Qual o conceito de literatura Brainly?

Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc.

Quais são as funções da literatura resumo?

A literatura pode ter também a função de simplesmente entreter o leitor, ou seja, divertir e proporcionar algum tipo de prazer, como relaxamento e diversão. Essa é a função mais básica da literatura, pois, na realidade, o leitor sempre está em busca de textos literários que possam envolvê-lo, ou seja, “prendê-lo”.

O que é função Catartica da literatura?

Função catártica vem da catarse. Em tradução livre do grego (kátharsis), a palavra catarse significa "purificação". Essa função, tanto em produções literárias, quanto outros tipos de produção artística, tem ligação com o alívio do espectador/leitor, sua "purificação".

Qual a função da literatura engajada?

Literatura engajada é aquela que tem compromisso ideológico (ou político). Nestes casos, o autor não está preocupado somente com a literatura como arte (técnicas, estilos, símbolos, intertextos,). Na realidade, está preocupado em defender uma ideologia politico-social, em detrimento de outra.

O que é função evasiva?

Caracteriza uma arte que transmite conhecimentos e informações. - FUNÇÃO EVASIVA: a arte constitui um lugar de fuga, devido à insatisfação com a realidade. Geralmente a fuga se dá através de uma arte utópica.

O que é evasivo e invasivo?

No dicionário, “evasivo” pode ser considerado um argumento extremamente vago, quando não se quer responder a alguma pergunta, subterfúgio ou desculpa, enquanto invasivo é aquilo que pode se infiltrar em algo e se propagar com facilidade.

O que se entende por função pragmática da arte?

A Função Pragmática diz respeito a finalidade da arte. O que teoriza que os critérios para a avaliação da arte são externos ao conteúdo em si, o que prevalece a finalidade e não a parte artística. ... Porém ela também possui uma função social onde a arte se sobrepõe a função da comunicação.

O que é o formalismo da arte?

Na teoria da arte, o formalismo é a crença em que os valores estéticos podem, sustentar-se por si mesmos e que o juízo da arte pode ser isolado de outras considerações tais como as éticas e sociais. ... Sua característica fundamental é a austeridade, que passa além dos valores geométricos, combinando a forma e conteúdo.

Qual é a principal finalidade da arte?

Arte é uma atividade humana que se relaciona às manifestações estéticas, realizadas por artistas ao usar suas emoções, ideias e percepções. Sua principal finalidade é o estímulo a consciência dos espectadores e público.

Qual é a função da arte?

De um modo geral, podemos dizer que a arte tem três funções principais: a função pragmática, a função formalista e a função naturalista. ... Seus critérios de avaliação são externos ao seu conteúdo e à sua forma, prevalecendo sua finalidade não artística.

O que é arte a resposta?

Resposta. Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir depercepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.

O que é e o que não é arte?

Resposta: A Arte não é beleza. Há, todavia, um conjunto muito grande de coisas que nos rodeiam, sejam naturais ou construídas (não queria dizer artificiais...), que possuem qualidades estéticas: um automóvel, uma roupa, um grafitti, uma pintura, um edifício...

Como separar o que é arte do que não é?

Resposta: A arte e tudo aquilo que se dispõem a representar sentimentos por meio de uma obra artística. Exemplo: A música e a pintura são duas coisas que representam o sentimento do artista.

Porque é difícil definir o que é arte?

Resposta: arte é um coisa complexa,mas não muito difícil ,ela surgi la do fundo dos seus sentimentos ,por que para ter arte tem que ter sentimentos , principalmente sentimentos bons . ... então é por isso que é difícil definir arte .