Qual é a estrutura dos cromossomos?

Qual é a estrutura dos cromossomos?

Estrutura dos cromossomos Os cromossomos, como já dito, são formados por DNA e proteínas associadas, um complexo chamado de cromatina. As proteínas associadas ajudam a enrolar a molécula de DNA, reduzindo seu comprimento. Na cromatina, observamos a presença, principalmente, das proteínas denominadas de histonas.

Quanto à posição dos centrômeros quais diferentes tipos cromossomo?

Os cromossomos podem ser classificados, utilizando-se como critério a posição do centrômero, em quatro tipos básicos: - Metacêntrico – O centrômero está localizado no meio do cromossomo. ... - Telocêntrico – O centrômero está bem na extremidade do cromossomo, dando a aparência de que ele possui apenas um braço.

O que é um cromossomo Metafasico?

O cromossomo metafásico representa o estado máximo de condensação da cromatina, que ocorre além da divisão mitótica na meiótica também. O grau de condensação é máximo na metáfase, razão pela qual os estudos da estrutura cromossômica utilizam cromossomos metafásicos (Junqueira & carneiro, 2005).

Quais são as duas substâncias fundamentais que compõem um cromossomo?

As moléculas de DNA são os constituintes fundamentais do cromossomo, e são formados por bases nitrogenadas, dentre as quais estão as purinas, representadas pela adenina e guanina; e as piridimindas, representadas pela citosina e timina.

O que são cromossomos durante Qual evento Cê Lular os mesmos se tornam evidentes?

Comportamento dos cromossomos na mitose Flemming notou que, quando os cromossomos se tornam visíveis pela primeira vez, no início da divisão celular, eles estão duplicados, o que se torna evidente à medida que a condensação progride.