Qual o artigo do ECA que fala sobre abandono intelectual?

Qual o artigo do ECA que fala sobre abandono intelectual?

O crime é tipificado como abandono intelectual e está previsto no artigo 246, caput, do Código Penal, com pena prevista de 15 dias a 1 mês de detenção, ou multa. No Brasil, o ensino é obrigatório entre 4 e 17 anos.

Como denunciar crime de abandono intelectual?

Por meio do serviço telefônico 127 - já em funcionamento - qualquer pessoa poderá fazer a denúncia, de forma anônima, para que a família da criança ou jovem seja investigada.

Como denunciar uma criança que está fora da escola?

No caso da denúncia de evasão escolar, após a orientação e procedimentos praticados pelo Conselho Tutelar, se a criança não for matriculada na escola, a família será denunciada junto a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e responderá processo judicial.

Como denunciar pais negligentes?

As denúncias de casos de maus-tratos e negligência a crianças e adolescentes podem ser feitas aos Conselhos Tutelares, às Polícias Civil e Militar e ao Ministério Público, podendo ser noticiadas também aos serviços de disque-denúncia (Disque 100, nacional; Disque 181, estadual; e Disque 156, municipal).

O que é negligência familiar?

A negligência familiar é caracterizada pelo abandono material dos pais ou detentores do poder familiar no que tange ao cuidado, dever de educação, guarda e sustento de crianças e adolescentes. Mas será que ser negligente é considerado crime?

O que é considerado Maus-tratos na infância?

De modo geral, os maus-tratos na infância podem ser agrupados em quatro categorias principais: abuso físico, abuso sexual, abuso emocional (incluindo a exposição à violência doméstica) e negligência. Em alguns casos, os efeitos dos maus-tratos são observados de imediato.