O que é um período composto por subordinação?

O que é um período composto por subordinação?

No período composto por subordinação existe pelo menos uma oração principal e uma subordinada. A oração principal é sempre incompleta, ou seja, alguma função sintática está faltando. A oração principal está incompleta, pois falta objeto indireto para o verbo gostar. ...

O que é um período composto?

Período é um enunciado composto de uma ou mais oração, ou seja, de construções que contém um ou mais de um verbo/forma verbal. Quando contém apenas um verbo, é chamado de período simples; quando contém dois ou mais verbos, é chamado de período composto.

O que é uma oração composta?

O período composto é formado por mais do que uma oração e pode ser classificado em Período composto por Coordenação e Período composto por Subordinação. Há tantas orações quanto o número de verbos existentes no período, ou seja, oração = número de verbos.

Como transformar um período simples em composto por subordinação?

Na primeira oração (período simples), “o meu destino” é objeto direto. Na segunda oração (período composto), o objeto direto “o meu destino” foi modificado para “se vou”, de modo que passou a ter a função de objeto direto da oração principal. Logo, estamos diante de uma oração subordinada objetiva direta.

Quanto às relações de subordinação?

Quanto às relações de subordinação, Perini (2005) propõe uma análise coerente à prática. Semelhante à análise tradicional, o autor compreende que a oração subordinada é aquela que não possui autonomia gramatical, funcionando. como parte de outra./span>

O que é uma relação de subordinação?

“A subordinação é apresentada como relação de dependência necessária e pessoal do trabalhador na execução do contrato, desprezando-se, assim, que o fundamento da subordinação se dá pela noção de propriedade, pois somente o proprietário gozará do poder de direção.

O que é oração simples e composta?

Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.