Qual o público beneficiário do PSE?

Qual o público beneficiário do PSE?

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O que faz o coordenador do PSE?

Definir as estratégias específicas de cooperação entre estados e municípios para o planeja- mento e a implementação das ações no âmbito municipal. II. Articular a rede de Saúde para gestão do cuidado dos educandos identificados pelas ações do PSE com necessidades de saúde.

O que é o Programa saúde na Escola PSE?

Descrição: O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

Quais ações no Estado de São Paulo contribuem para a promoção da saúde na escola?

Projeto Ações Preventivas na Escola: Parceria com a Fundação Faculdade de Medicina – FFM. Assistentes do programa Escola da Família são capacitados para promover ações preventivas em relação às DST/AIDs, tabagismo, alcoolismo, entre outros.

Como ocorre o PSE?

COMO ACONTECE O PSE? Com a adesão do Município ao PSE cada Escola indicada passa a ter uma Equipe de Saúde da Atenção Básica de referência para executar conjuntamente as ações.

Qual a relação do PSE com a ESF?

PSE e ESF promovendo desenvolvimento integral de escolares em Presidente Prudente, SP. ... Facilitadores estimularam ações dos Acadêmicos no PSE, que tem como principal objetivo proporcionar aos escolares a participação em programas e projetos que articulam saúde e educação.

Porquê foi criado o PSE?

Programa – O PSE foi criado em 2007 como uma política intersetorial, com a finalidade de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino, por meio de ações de prevenção e atenção à saúde.

São princípios do Programa saúde na escola?

§ 1º São diretrizes para a implementação do PSE: I - descentralização e respeito à autonomia federativa; II - integração e articulação das redes públicas de ensino e de saúde; III - territorialidade; IV - interdisciplinaridade e intersetorialidade; V - integralidade; VI - cuidado ao longo do tempo; VII - controle ...

Quais atividades de saúde devem ser priorizadas?

I – Avaliação clínica; II – Avaliação nutricional; III – Promoção da alimentação saudável; IV – Avaliação oftalmológica; V – Avaliação da saúde e higiene bucal; VI – Avaliação auditiva; VII – Avaliação psicossocial; VIII – Atualização e controle do calendário vacinal; IX – Redução da morbimortalidade por acidentes e ...

Quais ações são estabelecidas pelo Programa saúde na Escola?

O Programa Saúde na Escola prevê a realização de três atividades conjuntas: a avaliação clínica e psicossocial; a avaliação nutricional; e a avaliação da saúde bucal. Estas são ações estratégicas a serem desenvolvidas pelos profissionais das Equipes de Saúde da Família (E/SF).

Quais ações educativas em saúde podemos desenvolver em nossa escola?

atividades podem ser desencadeadas pela comunidade escolar, tais como: aulas interdisciplinares, visitas às comunidades, palestras, estudos, seminários, dentre outras. Podem ser atividades educativas abordando os temas como saúde, cidadania e Sistema Único de Saúde (SUS), hábitos e alimentação saudáveis.

Como alimentar o sistema do PSE?

Implementar programas que promovam o consumo de alimentos saudáveis e reduzam o consumo de alimentos não saudáveis e bebidas açucaradas por crianças e adolescentes; 2. Implementar programas que promovam a atividade física e reduzam os comportamentos sedentários em crianças e adolescentes; 3.

Como é promovido a saúde na escola?

A escola tem representado um importante local para o encontro entre saúde e educação abrigando amplas possibilidades de iniciativas tais como: ações de diagnóstico clínico e/ou social estratégias de triagem e/ou encaminhamento aos serviços de saúde especializados ou de atenção básica; atividades de educação em saúde e ...

Qual a importância do NASF para o eSF?

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Qual o papel do NASF no Programa saúde na Escola?

Nesse contexto, o NASF pode atuar com as equipes de Saúde da Família (eSF), de maneira integrada e apoiando-as com base nas diretrizes do apoio matricial, compondo ações para faixas etárias e necessidades em saúde variadas.

Qual foi o principal objetivo que originou a criação do NASF?

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.