Como irrigar o feijão?

Como irrigar o feijão?

A irrigação por aspersão, nos sistemas convencional, autopropelido e pivô central, tem sido o método mais utilizado na cultura do feijoeiro. Em menor escala também têm sido utilizadas a irrigação por sulcos e a subirrigação em solos de várzeas.

O que é feijão irrigado?

A irrigação tem todos os requisitos favoráveis para melhorar a qualidade do feijão, além de criar um desenvolvimento da cultura e proporcionar um ambiente favorável de colheita, ou seja, produzir mais e de melhor qualidade.

Quantas sacas de feijão por hectare irrigado?

A irrigação é uma necessidade para o Brasil disiciplinar a oferta de água. Hoje é possível ter variedades de ciclo de 85/90 dias e ciclo curto de 65/70 dias. Custo de irrigação gira em torno de 400/500 por hectare (custo de energia elétrica e manutenção de feijão). Ou seja, 4/5 sacas de feijão por hectare.

Quanto rende um hectare de feijão?

Todavia, o sistema que apresentou maior produtividade por hectare foi o direto, com a variedade de feijão roxo, a qual apresentou uma produtividade de 32.5 sacas por hectare no sistema de plantio direto e o BRS carioca Estilo 30 sacas/hectare no plantio convencional.

Qual a melhor irrigação para feijão?

A grande vantagem é a menor incidência de pragas e doenças, já que a leguminosa fica exposta na lavoura por um período menor. No entanto, é necessário que a irrigação sob pivô seja realizada com 5 mm a mais de água por dia, o que demanda mais energia.

Como regar o feijão?

Regue as sementes regularmente. Depois de plantar, você deve continuar a regar as sementes uma vez a cada 2-3 dias, deixando o solo sempre úmido. No entanto, evite regar em excesso, pois o excesso de umidade (deixando poças no solo) fará as raízes apodrecerem.

Quanto produz um hectare de feijão carioquinha?

Apresenta alta produtividade média, de 3,8 mil quilos por hectare. Custos de água e eletricidade no cultivo são cerca de 30% menores. É mais resistente às doenças do feijoeiro.

Qual o valor da saca do feijão?

Cotações | Feijão
Carioca (em R$/ kg)Preço
Avaré (SP)275.00
Ivaiporã (PR)290.00
Chapecò (SC)227.50
Irecê (BA)265.00

Quantas vezes regar o feijão?

Regue as sementes regularmente. Depois de plantar, você deve continuar a regar as sementes uma vez a cada 2-3 dias, deixando o solo sempre úmido. No entanto, evite regar em excesso, pois o excesso de umidade (deixando poças no solo) fará as raízes apodrecerem.

Quando regar feijão?

Deve regar-se sempre que o solo se apresente seco. É exigente em água, e é especialmente importante regar com regularidade a partir da floração.

Quanto rende um quilo de feijão?

Planejamento Rendimento - Um quilo rende de 15 a 20 porções, dependendo da casa. Mas você não vai conseguir cozinhar de uma vez – a não ser que tenha um caldeirão. De todo modo, teria que ter bastante espaço no congelador. Cada 1 xícara (de feijão medido cru) serve bem de 3 a 4 porções.

Quanto tempo leva o cultivo do feijão?

Planta começa a produzir em 65 dias, em vez dos 90 dias do feijão tradicional.

Mais tópicos