Quais os músculos envolvidos na inspiração e expiração são?

Quais os músculos envolvidos na inspiração e expiração são?

A inspiração e a expiração são processos que controlam a entrada e a saída de ar e são determinados pela movimentação dos músculos intercostais e do diafragma.

Quem é responsável pelo controle da respiração?

A respiração é controlada pelo sistema nervoso autônomo ou neurovegetativo, através um centro nervoso localizado na região do bulbo (tronco cerebral). Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais).

Quais estruturas são responsáveis pela regulação da respiração?

Sistema respiratório

  • O sistema respiratório é o sistema responsável por garantir a captação de oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico. ...
  • Leia também: Respiração Pulmonar.
  • Os órgãos do sistema respiratório são: fossas nasais, faringe (nasofaringe), laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.

Qual o órgão do sistema nervoso responsável pelo equilíbrio?

O órgão responsável pelo equilíbrio do nosso corpo é a nossa orelha, também chamada de ouvido. No interior de nossa orelha, mais precisamente em nossa orelha interna, há o aparelho vestibular, também conhecido como labirinto, que é formado pelo utrículo, pelo sáculo e pelos canais semicirculares.