Em que ano aconteceu o período clássico?

Em que ano aconteceu o período clássico?

510 a.C. – 323 a.C.

Qual o evento que determina o início do período clássico?

A partir de 500 a.C., teve início o Período Clássico, caracterizado por ser a fase do desenvolvimento do sistema filosófico de Sócrates, Platão e Aristóteles; do teatro, com grandes dramaturgos, como Eurípedes, Sófocles e Aristófanes; das chamadas Guerras Médicas, ou Guerras Greco-Persas, travadas contra os persas; e ...

Quais as características do período formativo?

Caracteristicas. Na América, o período formativo foi caracterizado pela consolidação da agricultura e pelo surgimento das primeiras sociedades hierárquicas, com uma estrutura administrativa mais complexa que a das aldeias anteriores.

São características do período arcaico séculos VIII VI ac na Grécia Antiga *?

47Sào características do período arcaico (séculos VIII-VI a.C), na Grécia Antiga:A desenvolvimento dos oikos e expansão creto-micênica.

Como era o período arcaico?

O Período Arcaico da história da civilização grega, ocorrido entre os séculos VIII e VI a.C., foi caracterizado principalmente pelo fim da comunidade gentílica, que se formou no Período Homérico, e pelo fortalecimento da organização dos membros da sociedade em torno das pólis, as cidades-Estado, comandadas por uma ...

Quais as características econômicas e sociais da Cidade-estado Esparta no período arcaico?

Foram características econômicas e sociais da Cidade-Estado Esparta, no período Arcaico: a posição do indivíduo na comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o patriarca e sua economia era natural e coletivista.

Qual a principal consequência do crescimento populacional no período arcaico na Grécia antiga?

Somente no Período Homérico que as cidades-estado foram gestadas e começaram a se desenvolver, permitindo uma retomada do crescimento populacional na região. Mas é no Período Arcaico que houve a expansão grega e seu consequente crescimento. ... Por isso chama-se cidade-estado.

O que ocorreu no período arcaico?

O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.

Quais foram os principais fatores que levaram os gregos a colonização de novos territórios a partir do período arcaico?

As razões para a colonização tinham a ver com a explosão demográfica desse período, o desenvolvimento do empório, a necessidade de um suprimento seguro de matérias-primas, mas também com as políticas emergentes do período que levaram setores da população ao exílio.

Quais foram as causas da expansão colonial grega?

Essa expansão ocorreu durante os séculos VIII e VI a.C. e foi grandiosa. Nenhum outro povo da Antiguidade possuiu tantas colônias em torno do Mar Mediterrâneo, estendendo o mundo grego desde as terras do Mar Negro até as costas das atuais Itália, França e Espanha, elevando assim o número de polis a quase 2 mil.

Como surgiram as colónias gregas quais as consequências da criação destas colônias?

Resposta. Teve início com a desintegração do genos (grandes famílias), em que grupos formados por parentes desfavorecidos começaram a fundar cidades fora da Grécia, quase ao acaso e sem planejamento, em direção à Ásia Menor, norte da África e à Europa ocidental.

Quais os resultados da colonização grega?

A colonização grega gerou, dentre outras coisa: aumento populacional, expansão da cultura grega, diferenciação dos modos de governo, defesa de territórios interioranos e etc.

Como se formaram as colônias fenícias?

Essas colônias foram criadas com o objetivo de ter acesso permanente a novas mercadorias e a novos mercados consumidores dos produtos produzidos pelos fenícios. A colônia de maior sucesso dos fenícios foi a cidade de Cartago, que chegou a rivalizar com o poder do Império Romano alguns séculos depois.

Quais as colônias Fundadas pelos fenícios?

Os Fenícios fundaram, no decorrer de sua história, uma vasta variedade de colônias, localizadas no Norte da África, no Oriente Próximo e mesmo na Europa. As principais delas foram as cidades de Byblos, Tiro, Cartago, Útica, Hippo Regius e Ébusos (que deu origem à cidade espanhola hoje conhecida como "Ibiza").