O que é uma lírica?

O que é uma lírica?

Significado de Lírica substantivo feminino Poesia lírica, sentimental e definida pelo excesso de sentimentalismo, que destaca os sentimentos, colocando-os à frente do pensamento racional: a lírica de Camões. [Literatura] Gênero lírico ou gênero literário que exalta os sentimentos em detrimento do pensamento lógico.

Como o poeta Gregório de Matos Guerra era conhecido e por que ele era chamado assim?

Gregório de Matos, também conhecido como “Boca do Inferno”, é um dos principais nomes do barroco brasileiro. ... A Igreja Católica recebia muitas críticas do poeta, motivo pelo qual Gregório recebeu a alcunha “Boca do Inferno”.

Por que Gregório de Matos?

Gregório de Matos foi um dos maiores poetas brasileiros do período do Barroco. Além de poeta, Gregório foi advogado durante o período colonial. É conhecido como o “Boca do Inferno”, sendo famoso por seus sonetos satíricos, donde ataca, muitas vezes, a sociedade baiana da época.

Como era a poesia de Gregório de Matos?

A obra de Gregório de Matos possui duas vertentes: a satírica, composta dos versos de escárnio pelos quais ficou conhecido e que lhe renderam a alcunha de Boca do Inferno, e a lírico-amorosa, cujos poemas dividem-se entre temas sacros e do amor sensual.

O que é a poesia satírica?

" A sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objetivo de provocar ou evitar uma mudança. ... - ou seja, uma poesia satírica seria uma poesia que ridiculariza algo.

O que é uma pessoa satírica?

Significado de Satírico adjetivo Que pertence à sátira; que envolve sátira. Que escreve sátiras: autor satírico. Cáustico, picante. Inclinado à maledicência: espírito satírico.

Quais os principais temas da poesia lírica?

Resposta. Seus temas prediletos são o amor, a mutabilidade e o desconcerto do mundo.

É muito comum que os temas de um poeta satírico?

É muito comum que os temas de um poeta satírico sejam os problemas sociais de sua época. Assim é que, em suas implacáveis sátiras, o poeta barroco Gregório de Matos: a) louvava os mandatários portugueses, admirando sua nobreza de caráter. ... c) ridicularizava os nobres portugueses, enquanto louvava os negros e os índios.

O que eram os poemas Encomiásticos de Gregório de Matos?

Poesia encomiástica: São poesias de elogio, de circunstância (festas, homenagens, etc). Exemplo: “Douto, prudente, nobre, humano, afável. / Reto, ciente, benigno e aprazível. / Único, singular, raro, inflexível. / Magnífico, preclaro, incomparável.” (Ao desembargador Belchior da Cunha Brochado).

Quantos poemas têm no livro Poemas Escolhidos de Gregório de Matos?

Estruturalmente é composto por 14 versos decassílabos com rimas ABBA, ABBA, CDC, DCD. O poema é composto através de antíteses, figura de linguagem que aproxima pares de opostos, o que é uma marca da poesia lírico-amorosa de Gregório de Matos.

Quais são as particularidades de um texto poético?

O texto poético é subjetivo e seu significado é aberto. Mesmo quando não há rimas, a linguagem poética é baseada no ritmo. Nesse caso, há a presença forte de rimas bastante conhecidas em palavras que terminam com “ÃO”, “EZ” e “OR”. Essa musicalidade contribui para dar sentido aos sentimentos descritos no poema.