O que é a reprodução celular?

O que é a reprodução celular?

Reprodução Celular – O que é É o processo de divisão celular, tornando-se duas células semelhantes. ... As células eucarióticas reproduzir usando mitose ou meiose. A mitose cria duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos.

Em quais tipos de células ocorre a mitose?

células somáticas

Quanto à disposição dos cromossomos Qual a diferença?

Metáfase da mitose os cromossomos alinham-se um a um no centro da célula (como se fosse uma fila indiana). Já na Metáfase I da Meiose os cromossomos alinham-se aos pares (pares homólogos) no centro da célula. Em ambos os casos forma-se a placa equatorial.

O que ocorre na anáfase da meiose IE quantos cromossomos homólogos vão para cada lado da célula?

Anáfase I: os homólogos se separam e vão para extremidades opostas da célula. As cromátides-irmãs permanecem juntas. Telófase I: as células recém-formadas são haploides, n=2. Cada cromossomo ainda tem duas cromátides-irmãs, mas as cromátides de cada cromossomo não são mais idênticas entre si.

Qual a diferença entre cromossomos homólogos e Cromátides irmãs?

Cromossomos homólogos e cromátides-irmãs são comumente confundidas, portanto é importante entender a diferença entre ambos. Os primeiros são os pares de estruturas formadas por DNA que possuem genes complementares. Já as cromátides são os filamentos que surgem a partir da duplicação de um cromossomo.

Qual a diferença entre Metafase 1 e 2?

A principal diferença é que na metáfase 1 há o emparelhamento dos cromossomos homólogos,isto é, no fuso há 2 pares de cada cromossomo. Já na metáfase 2 há o emparelhamento das cromátides irmãs que constituem o mesmo cromossomo.

O que é a Metafase 1?

Metáfase I: ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos na região equatorial da célula. Anáfase I: as fibras do fuso sofrem um encurtamento e os cromossomos homólogos são separados para os polos das células.

O que é o Cinetocoro?

Cinetócoro é uma espécie de "disco de proteínas", localizado no centrômero. É um complexo proteico do centrómero que medeia a ligação dos cromossomas ao microtúblo cinetocoro, promovendo a captura e o transporte dos cromossomas.

O que é uma metáfase?

A Metáfase (do grego μετά =depois e φάσις= estágio) é a fase mitótica em que os centrômeros dos cromossomas estão ligados às fibras ornitocóricas que provêm dos centríolos que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico. ... Os cromossomos assim imobilizados dispõem-se na placa equatorial e estão prontos para se dividirem.