O que é um primado?

O que é um primado?

Significado de Primado O que está em primeiro lugar; prioridade. O que excede em qualidade; de caráter ótimo ou excelente; superioridade. [Religião] Numa determinada região, a superioridade do arcebispo em comparação aos demais.

Qual o princípio da universalidade?

Universalidade é um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde.

O que é a universalidade dos direitos humanos?

O princípio da universalidade dos Direitos Humanos defende a aplicação de tais direitos de maneira homogênea e mundial, tendo por fundamento a dignidade da pessoa humana, característica inerente a sua condição de ser humano.

O que o SUS representa?

O SUS representa uma conquista da sociedade brasileira porque promove a justiça social, com atendimento a todos os indivíduos. Além disso, é o maior sistema público de saúde do mundo, atendendo a cerca de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente do sistema para tratar da saúde.

Qual a importância do SUS para a saúde brasileira?

Para além de tratamentos e mitigação de doenças e epidemias, a maneira como o SUS é desenhado e operacionalizado permite que haja controle sanitário para antever e evitar surtos epidêmicos, realizar diagnósticos antecipados de crises e promover campanhas de informação, imunização e ações preventivas.

O que significa a logo do SUS?

As marcas do SUS das redes são inspiradas na marca do SUS e reforçam sua identidade pela presença da cruz e pelo uso predominante da cor azul. Além disso, a palavra “saúde”, que aparece em destaque, é o pilar comum que unifica e torna clara e evidente sua mensagem.