Como declarar dedução contribuição previdenciária oficial?

Como declarar dedução contribuição previdenciária oficial?

No caso das deduções com a Previdência oficial e privada, o próprio informe de rendimentos diz em que ficha da declaração os dados devem ser incluídos. O mesmo ocorre com o demonstrativo fornecido pelos planos de saúde. Geralmente, as deduções são feitas na ficha “Pagamentos e Doações Efetuados”.

Como funciona a contribuição previdenciária?

Como funciona a previdência? ... Para os trabalhadores, essa contribuição é descontada automaticamente pela previdência social todos os meses. O valor dessa contribuição depende do salário-de-contribuição do trabalhador, que é basicamente a remuneração de cada contribuinte.

Como declarar contribuição previdenciária oficial MEI?

Se for obrigada a declarar, a pessoa física dona de um MEI deve primeiro informar a empresa na ficha de Bens e Direitos sob o código 32 - Quotas ou quinhões de capital, pelo valor de capital social que ela mesma tiver aportado na empresa.

Onde lançar contribuições dedutíveis?

As contribuições precisam ser informadas na ficha “Pagamentos Efetuados” com o código 38 – FAPI – Fundo de Aposentadoria Programada Individual. Fique atento ao preenchimento correto da declaração de Imposto de Renda para evitar que seu nome caia na malha fina da Receita Federal.

Quais as contribuições previdenciárias do empregador?

Conheça os eventos mais comuns de contribuição patronal: Empregador doméstico: 8% ao INSS + 0,8% RAT (riscos ambientais do trabalho) – artigo 24, lei 8.212/91; Empregador do regime simples nacional: 20% sobre a folha de pagamento (trabalhadores) + 11% sobre a remuneração de sócio (pró-labore);

Quem recolhe as contribuições previdenciárias?

As contribuições previdenciárias são tributos de competência da União, nos termos do artigo 149 da Constituição Federal.

Qual a contribuição previdenciária do MEI?

Em 2019, a Reforma Previdenciária alterou profundamente o sistema previdenciário do país, mas a alíquota de contribuições previdenciárias do MEI não foi alterada. Assim, para fins de contribuições previdenciárias os MEIs devem continuar recolhendo 5% sobre o salário mínimo.

Onde lançar o lucro do MEI no IRPF?

No programa do IR, você deve preencher o rendimento isento recebido como MEI na ficha “4 – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, na linha “13 – Rendimento de sócio ou titular de microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional”.