Estou sendo cobrado por uma dívida já paga?

Estou sendo cobrado por uma dívida já paga?

Normalmente, a cobrança de uma dívida que foi paga pode acontecer quando a empresa se esquece dar baixa no pagamento da dívida. ... Em resumo, além da cobrança, o consumidor fica com o nome negativado indevidamente. Nesses casos, é possível que o consumidor receba uma indenização pelos danos morais sofridos.

Qual o direito do consumidor caso receba uma cobrança indevida?

“O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.”

Qual o artigo do CDC que fala sobre cobrança indevida?

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.

Quando o cliente tem direito à devolução do dinheiro em dobro?

O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

Como reclamar de empresa de cobrança?

As opções são: entrar em contato com a empresa, ou registrar uma reclamação no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) ou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em casos mais insistentes, entrar com uma ação judicial contra a empresa responsável.

Quando posso pedir restituição em dobro?

A devolução em dobro só se aplica quando o consumidor já pagou a conta cobrada indevidamente ou com valor excedente. Assim que perceber o erro, o consumidor tem direito à reparação.